sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q123473 | Contabilidade Geral
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021
Órgao: PG DF - Procuradoria-Geral do Distrito Federal
Cargo: Analista Jurídico

A-+=
novo
Salvar em caderno (5)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Em dezembro de 2016, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) divulgou o Pronunciamento CPC 47, consolidando e atualizando alguns pronunciamentos que tratavam de receitas e contratos com clientes. Esse pronunciamento tem por objetivo determinar os princípios que as entidades devem aplicar para apresentar aos usuários de demonstrações contábeis informações úteis quanto às receitas e aos fluxos de caixa derivados de contrato com cliente. Para viabilizar sua aplicação, a nova norma contém um modelo de cinco passos a serem seguidos pelas entidades e cuja rigorosa observância é fundamental para que se cumpra o objetivo previsto.

Com relação ao referido modelo de cinco passos proposto pelo Pronunciamento CPC 47, redija um texto dissertativo abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

1 características dos passos um e dois; [valor: 15,00 pontos]
2 características dos passos três e quatro; [valor: 15,00 pontos]
3 forma e momento de realização do passo cinco. [valor: 8,00 pontos]


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Um aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaContabilidade Geral
BancaCebraspe (Cespe)

Uma entidade do setor público deve avaliar a necessidade de aplicar o procedimento contábil da redução ao valor recuperável para um determinado ativo gerador de caixa. A redução ao valor recuperável é o procedimento contábil que reconhece a perda de benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços de ativo superior ao reconhecimento sistemático da redução do valor devido à depreciação. A redução ao valor recuperável reflete, portanto, o declínio na utilidade do ativo para a entidade que o controla.

Considerando as informações acima apresentadas, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.

1 Cite duas fontes internas e duas fontes externas de informação que ajudam a …

A empresa Massas e Maçãs S/A listou as seguintes contas para elaborar seu balanço, confira:

01 – Ações de outras companhias R$ 200,00
02 – Ações de coligadas R$ 300,00
03 – Ações de tesouraria R$ 50,00
04 – Duplicatas a pagar R$ 2.000,00
05 – Duplicatas a receber R$ 1.800,00
06 – Duplicatas descontadas R$ 1.400,00
07 – Mercadorias R$ 1.100,00
08 – Produtos acabados R$ 800,00
09 – Máquinas e equipamentos R$ 1.600,00
10 – Móveis e utensílios R$ 1.500,00
11 – Imóveis R$ 4.810,00
12 – Despesas operacionais R$ 250,00
13 – Despesas administrativas R$ 600,00
14 – Receitas de vendas R$ 1.700,00
15 – Receitas não-operacionais R$ 660,00
16 – Custo dos serviços vendidos

Uma sociedade empresária deseja desenvolver um ativo intangível para utilizar em seus negócios. O tempo total de pesquisa e de desenvolvimento foi estimado em 4 anos, sendo o primeiro dedicado à pesquisa e o restante ao desenvolvimento. A fase de pesquisa tem início em 01/01/X0.

Em relação ao reconhecimento do ativo intangível gerado internamente, responda aos itens a seguir.

a) Identifique e explique o reconhecimento contábil dos gastos na fase de pesquisa.

b) Identifique e explique o reconhecimento contábil dos gastos na fase de desenvolvimento.

 

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários