Em relação ao conceito de externalidades e bens públicos, responda:
1- Defina externalidade positiva e negativa. [valor: 4,00 pontos]
2- Por que o Estado gasta com educação, mesmo não sendo esta um bem público? Explique dois benefícios que o maior nível educacional pode gerar para a sociedade. [valor: 7,50 pontos]
3- Considere o caso de uma via pública, cujo uso intenso pela população leva a congestionamentos crescentes. Por que o Estado deve intervir? Explique uma possível intervenção. [valor: 7,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A produtividade da mão de obra é um elo importante entre os estudos de micro e macroeconomia, uma vez que representa uma importante variável para a mensuração do crescimento econômico e de indicadores de qualidade de vida de um país. Considerando apenas os insumos capital e trabalho, explique como a produtividade da mão de obra se comporta quando:
1 apenas o insumo trabalho é variável; [valor: 4,50 pontos]
2 os insumos capital e trabalho são variáveis. [valor: 5,00 pontos]
Em determinado país, os preços de um setor produtivo regulado pelo Estado são definidos pelo custo do serviço, de acordo com o custo marginal da empresa regulada, no sentido de maximizar seu lucro. O custo marginal, para todas as empresas do setor, é constante e pode ser reduzido, mas tal redução gera uma despesa adicional para as empresas. Ainda que o Estado ofereça a reposição dessa despesa por meio do preço regulado, o fato de o Estado garantir a remuneração pelo custo retira todo o incentivo das empresas para reduzi-lo. Nesse contexto, a agência reguladora competente decidiu, então, aplicar uma metodologia de yardstick competition para gerar os incentivos necessários a cada empresa por m…
No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de sol…



