Separar os multímetros em categorias possibilita uma maior proteção e acessibilidade dos profissionais aos aparelhos corretos, de modo a garantir a segurança e a saúde do trabalhador, pois a instalação, ao se aproximar da fonte de tensão, necessitará de uma categoria maior. Considerando as categorias, quanto maior o nível do transiente na rede elétrica, mais alta será a categoria.
Apresente o conceito de transiente em engenharia elétrica e as quatro categorias em que se enquadram os multímetros.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Sabe‐se que em sistemas elétricos, a potência fornecida a uma carga em qualquer instante é definida pelo produto da tensão pela corrente. Levando em conta sistemas de corrente alternada, a potência pode ser classificada de três formas: Aparente (PAP), Ativa (PAT) e Reativa (PR). De posse dessas informações básicas, defina:
A) O que representa cada tipo de potência, apresentando suas fórmulas básicas e suas unidades de medida.
B) O que significa o fator de potência e qual é a fórmula básica que o define.
C) Qual o valor mínimo definido pelas fornecedoras de energia e explique, resumidamente, por quais razões as empresas e indústrias buscam um fator de potência mais alto possível.
Em alguns lugares e ou cidades, a rede elétrica pode ser de 220 V e em outras 110 V. Ao ligar um aparelho eletroeletrônico projetado para trabalhar com 110 V em uma tomada de energia elétrica de 220 V, o aparelho queimará. Se outro aparelho projetado para trabalhar com 220 V for ligado em uma tomada, cuja tensão for de 110V, funcionará de maneira insatisfatória ou até mesmo não funcionará. Para resolver este problema, deve‐se usar um transformador de voltagem. Este equipamento é capaz de elevar ou até mesmo reduzir a tensão de trabalho.
Levando em consideração as informações básicas anteriores, explique de que forma um transformador produz esta variação de voltagem, qual o princípio do seu f…
A análise de defeitos é o processo sistemático de isolamento, identificação e correção de defeitos em um circuito ou sistema. Uma variedade de instrumentos está disponível para ser usada em testes e análises de defeito, sendo um deles o osciloscópio. Com relação a esse instrumento, apresente o conceito, os tipos e as aplicações



