A empresa ZZ Ltda., que goza, pelo prazo de 10 (dez) anos, de benefício de isenção fiscal de ICMS sobre todas as suas operações relativas à circulação de mercadorias desde dezembro de 2019, apesar de convênio autorizativo firmado no âmbito do CONFAZ e de lei ordinária estadual aplicável à espécie, foi notificada e auto de lançamento no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) contra si lavrado pela fiscalização estadual do Estado Y, em 15/03/2021, em virtude de ausência de recolhimento sobre todas as suas operações relativas ao ICMS referentes aos meses de janeiro a dezembro de 2020.
Em razão do não oferecimento em tempo hábil pela empresa ZZ Ltda; de impugnação fiscal administrativa ao lançamento fiscal objeto do aludido crédito tributário, houve a inscrição do respectivo crédito no setor da Dívida Ativa Estadual em 30/04/2021.
No entanto, a empresa em pauta, ainda, pretende viabilizar a defesa dos seus direitos na esfera judicial, de forma célere, antes do término do mês de maio de 2021, haja vista a possibilidade de sua participação em procedimento licitatório para incremento de suas atividades empresariais.
Considera-se que a empresa ZZ Ltda. preenche todas as condições legais para a fruição do benefício da isenção fiscal relativo ao imposto estadual sob exame, com base em prova documental do seu direito, bem como quer afastar o risco de suportar eventual condenação em honorários advocatícios na hipótese de insucesso de demanda judicial a ser por ela deflagrada.
Pelo exposto, na qualidade de consultor jurídico externo responda à indagação formulada pelo Departamento Jurídico da empresa ZZ Ltda., à luz do ordenamento jurídico em vigor:
Para que a empresa ZZ Ltda. venha a ingressar com demanda judicial antes do término do mês de maio de 2021 e para que possa afastar o risco de suportar eventual condenação em honorários advocatícios na hipótese de insucesso de demanda judicial a ser por ela deflagrada e, ainda, por dispor de todas as provas demonstradoras do seu direito diante do ato praticado pela Fazenda Pública, qual seria a ação judicial mais adequada para a defesa dos seus interesses jurídicos? Justifique.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



