O prefeito do município X informou que não disponibilizaria ao público o acesso à prestação de contas anual da prefeitura, dada a inexistência de regulamentação legal, em âmbito municipal, do acesso à informação, com base no art. 45 da Lei nº12.527/2011 ( Lei de Acesso a Informação), segundo o qual cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, em legislação própria, obedecidas normas gerais estabelecidas na lei, definir regras especificas a respeito da garantia de acesso à informação (art.9o). Inconformado com a medida, um cidadão local denunciou o prefeito ao tribunal de contas competente, tendo argumentado, na denuncia, que ausência de publicidade das contas públicas configuraria ato de improbidade administrativa.
Em face dessa situação hipotética, responda, de forma fundamentada, às seguintes indagações. A existência de regulamentação legal, no âmbito do município, do acesso à informação exclui a necessidade de publicação e divulgação da prestação de contas anual da prefeitura? O referido cidadão tem legitimidade para denunciar o ato do prefeito? O tribunal de contas é órgão competente para o recebimento da denuncia?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O governo do estado do Minas Gerais lançou edital de licitação com o objetivo de construir e gerenciar um novo estabelecimento prisional, via parceria público-privada (PPP), em que a iniciativa privada ficará responsável pela construção da unidade e pelo fornecimento de bens e serviços destinados à manutenção predial e à eficiência da gestão da unidade penitenciária, mediante contraprestação do poder público. No curso da licitação, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) recebeu denúncia formulada por um cidadão, noticiando supostas ilegalidades em algumas cláusulas daquele edital de licitação. O TCE/MG admitiu a denúncia e designou auditores de controle externo para fiscaliz…
Uma autarquia federal responsável pela regulação de determinado setor econômico realiza diversos processos administrativos eletrônicos que envolvem coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais de cidadãos e empresas. Recentemente, a instituição iniciou a implantação de um programa de governança em privacidade, visando alinhar suas práticas à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).
Durante a execução de um de seus sistemas digitais, ocorreu um incidente de segurança que expôs dados de usuários, com risco de gerar danos relevantes. Diante do ocorrido, a alta administração solicitou um plano de ação para orientar as medidas a serem adotadas, tanto para prevenir novos …
Discorra, de maneira fundamentada, a respeito da acumulação remunerada de cargos públicos, abordando os seguintes aspectos:
1 – panorama da disciplina constitucional acerca da acumulação remunerada de cargos públicos; [valor: 2,35 pontos]
2 – acumulação da remuneração de cargo público com proventos de aposentadoria oriundos de regime próprio de previdência social; [valor: 0,90 ponto]
3 – parâmetros definidos pela jurisprudência do STF em relação à cumulação de proventos de aposentadoria ou pensões por morte decorrentes de ocupação de cargos públicos, bem como ao alcance da Emenda Constitucional n.º 20/1998. [valor: 1,50 ponto]



