Acórdão de Tribunal de Contas determinou a uma entidade do poder público que se abstivesse de prorrogar contrato firmado com pessoa jurídica de direito privado. Considere a situação narrada acima e responda considerando a jurisprudência mais recente do STF.
a – há, nessa determinação, ofensa a eventual direito líquido e certo (a prorrogação do contrato) da pessoa jurídica de direito privado citada? Por quê?
b – o processo perante o Tribunal de Contas, que culminou com a determinação aludida, poderia ser levado a efeito sem a participação da pessoa jurídica de direito privado contratada, em face das garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa?
c – aplica – se, ao caso vertente, o prazo que se refere o § 2o do artigo 41 da Lei 8666, de 21 de junho de 1993, com a redação da lei 8883, de 08 de junho de 1994 (decairá do direito de impugnar os termos do edital de licitação perante a administração o licitante que não o fizer até o segundo dia útil que anteceder a abertura dos envelopes de habilitação em concorrência, a abertura dos envelopes com as propostas em convite, tomada de preços ou concurso, ou a realização de leilão, as falhas ou irregularidades que viciariam esse edital, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso? Por quê?
d – para prevenir situações da espécie , norma estadual poderia dotar Tribunal de Contas de competência para examinar , previamente , a validade de contratos administrativos celebrados pelo Poder Público? Por quê?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um órgão público da União firmou um contrato para a construção de um hospital. Durante a execução do contrato, a Administração verificou a necessidade de modificar o projeto para melhor adequação técnica aos seus objetivos e ajustar o valor contratual devido ao acréscimo de serviços não previstos inicialmente. Além disso, surgiu a necessidade de modificar o regime de execução da obra por questões técnicas e alterar a forma de pagamento devido a circunstâncias supervenientes. O contratado, por sua vez, expressou dúvidas sobre as justificativas e a legalidade dessas alterações, buscando esclarecimentos sobre seus direitos e obrigações conforme a lei.
Com base nas informações acima redija um te…
Tendo como base as regras previstas na Lei nº 14.133/2021, no âmbito da execução de um contrato administrativo, responda, de forma fundamentada:
1. Há possibilidade de alteração unilateral do contrato pela administração pública?
2. Em que situações o contrato pode ser alterado por acordo entre as partes?
Imagine a seguinte situação hipotética:
Um motorista de uma empresa delegada a prestar de serviços públicos de transporte de passageiros urbanos atropelou um idoso que estava atravessando a rua na faixa de pedestres.
O motorista do ônibus prestou socorro, mas o idoso sofreu danos permanentes de locomoção.
A partir da situação acima, responda de maneira fundamentada aos questionamentos a seguir:
1. Qual tipo de responsabilidade civil a empresa prestadora de serviços públicos de transporte possui no caso em questão?
2. Como fica a situação da empresa por ter atropelado um terceiro que não estava usufruindo do serviço público?
3. Há direito de regresso da Administração Pública?



