O governador do estado do Espírito Santo, durante a crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavirus (Covid-19), solicitou, ainda no ano de 2021, a área técnica da Secretária de Fazenda do Estado do Espírito Santo (SEFAZ-ES), propostas de desoneração tributária para o setor de bares, restaurantes e outros estabelecimentos fornecedores de alimentação, com o objetivo de reduzir os impactos financeiros decorrentes das medidas restritivas aplicadas ao setor.
Dentre as medidas sugeridas pela área técnica estavam a remissão e anistia dos créditos tributários do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Considerando essa situação hipotética, redija um texto, respondendo, de modo fundamentado, aos seguintes questionamentos.
- Qual a diferença entre a remissão e a anistia do IPVA?
- A situação apresentada atende aos critérios previstos no Código Tributário Nacional para concessão da remissão? Se sim, quais critérios?
- Quais os atos normativos necessários para que o governador conceda as desonerações tributárias dispostas na situação hipotética?
- As propostas apresentadas pela SEFAZ-ES referem-se à extinção ou exclusão de crédito tributário? Especifique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



