Considerando que uma concessionária fornecedora de energia da região assinou um contrato com a pessoa jurídica XYZ Ltda. para fornecimento de energia elétrica. No contrato, além da tarifa de energia elétrica consumida, estava previsto o pagamento da demanda de energia, que a empresa precisaria para suas operações, chamada de “demanda contratada” ou “demanda de potência elétrica”.
Conforme previsto no contrato, a empresa XYZ pagaria pela demanda contratada independentemente se utilizar ou não toda a demanda disponibilizada.
Ao final do primeiro período de consumo, a empresa XYZ recebeu a fatura com o valor cobrado sobre a demanda contratada e o valor referente ao consumo efetivo de energia elétrica da empresa.
A partir da situação hipotética apresentada acima e as normas aplicáveis ao ICMS, redija um texto que responda, de modo justificado, aos seguintes questionamentos.
- O ICMS incide sobre o fornecimento de energia elétrica? De quem é a competência tributária?
- Qual é o fato gerador do ICMS e quando se considera ocorrido este? Fundamente considerando a situação hipotética
- É legal a inclusão, na base de cálculo do ICMS, do valor da demanda contratada? Fundamente considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
- O acréscimo referente à aplicação de bandeiras tarifárias integra a base de cálculo do ICMS? Em caso positivo, qual é o fundamento legal?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
João, proprietário de um veículo automotor registrado no Estado do Paraná, enfrenta diversas questões relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), conforme estabelecido pela Lei nº 14.260/2003. No exercício de 2023, deixou de quitar o IPVA dentro do prazo regular e, no ano seguinte, aderiu ao parcelamento da dívida. Além disso, recebeu uma notificação fiscal referente a uma infração relacionada ao não pagamento do imposto de 2024, ingressando com defesa administrativa. Contudo, sua defesa foi parcialmente rejeitada, e ele deseja entender quais são as possibilidades de recurso e as etapas subsequentes do processo administrativo fiscal.
Com base na Lei 14.260/200…
A empresa Transporte Seguro Ltda., especializada no transporte rodoviário interestadual de mercadorias, celebrou contrato com a Distribuidora Alfa S.A. para a entrega de um lote de eletrônicos do Estado de São Paulo para o Estado do Paraná. Durante uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria da Fazenda Estadual do Paraná, foram identificadas quatro situações que levantaram questionamentos sobre a regularidade fiscal da transportadora:
1. Parte da carga transportada foi encontrada com documentos fiscais que não correspondiam exatamente às mercadorias carregadas, havendo divergências nos valores e na descrição dos produtos.
2. A fiscalização constatou que uma das filiais da empresa,…
No ano de 2022, o Governador do Estado Beta desejava conceder isenção de ICMS referente à aquisição de automóveis destinados ao uso profissional de taxistas. Por isso, determinou ao Secretário Estadual de Fazenda que levasse o pleito ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), para deliberação e obtenção de autorização prévia para tal concessão.
O pleito foi atendido e, em razão disto, o Governador, com base neste Convênio autorizativo do CONFAZ e a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro, bem como obediência às demais normas de direito financeiro, editou Decreto em junho de 2022 ratificando a autorização do CONFAZ e internalizando o Convênio para conceder o referido…



