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Q119506 | Atualidades e Conhecimentos Gerais e Bancos - Atendimento, Vendas, História, etc.
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2019
Órgao: BRB - Banco de Brasília
Cargo: Escriturário - BRB

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Há uma demanda significativa da sociedade por inovação na área bancária. Com o avanço de novas tecnologias, abriu-se um leque também de novas oportunidades.  Por isso, os agentes bancários estão em uma busca incessante por mudanças. Uma delas, vista por bons olhos pelas instituições bancárias, é a implementação de agências digitais.

Para situar essa reflexão, apresentam-se os textos motivadores para a elaboração de uma redação. Não os copie.

Texto I

A digitalização bancária já é uma realidade. Mesmo as instituições financeiras que efetivamente ainda não possuem processos automatizados o bastante para caracterizar esse conceito esforçam-se para passar a imagem de “novo banco”. Para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, as instituições precisam estar alinhadas e preparadas para essa nova realidade digital.

Essa necessidade está atrelada ao cenário de clientes cada vez mais informados e conectados e de suas novas expectativas em relação aos serviços que consomem.

A digitalização bancária chega para atender a esse consumidor moderno, que agora consegue transacionar com as instituições, sem a necessidade de intermediários por meio de seu dispositivo — como desktop, notebook, celular e tablet —, facilitando o relacionamento e melhorando a comodidade do cliente.

Disponível em: <https://computerworld.com.br>. Acesso em: 17 maio 2019, com adaptações.

 

Texto II

Para entender o momento atual de digitalização, é importante olhar para o passado. No caso do Brasil, um passado bastante recente: há pouco mais de 50 anos tivemos o lançamento do primeiro cartão de crédito – em 1968 -, e do primeiro caixa eletrônico – em 1983.

Foi nessa época que as instituições financeiras e bancárias brasileiras começaram a se digitalizar, com a introdução dos Caixas Eletrônicos em suas agências e de sistemas internos também digitais que poupavam muitas horas de trabalho dos funcionários. Além disso, tornava as agências praticamente 24h.

Foi uma verdadeira revolução, tanto para os bancários quanto para os clientes. Anúncios e campanhas publicitárias começaram a divulgar a ideia de agências bancárias eletrônicas funcionando dia e noite no Brasil.

Essa foi a primeira onda da digitalização que remodelou o funcionamento dos bancos no país e fez os clientes entenderem a nova lógica das instituições bancárias. Outras inovações vieram, como o surgimento do boleto bancário, no começo dos anos 1990, e da Transferência Eletrônica Disponível (TED), no princípio dos anos 2000. Mecanismos como esses tornam o sistema bancário brasileiro um dos pioneiros na adoção de tecnologias digitais.

Por aqui, a transformação digital de sistemas bancários e de investimentos passa também por outras ferramentas e tecnologias. Ainda que já façam parte do cotidiano dos brasileiros, continuam representam grande avanço no segmento, como a automação de processos – o débito automático é um exemplo disso -; e principalmente a criação de aplicativos móveis – uma onda que impulsionou a criação de diversos bancos e instituições financeiras digitais.

Disponível em: https://decodehub.buzz/historia-da-digitalizacao-dos-bancos-no-brasil/

Com a instituição das agências digitais, verifica-se que o foco dos bancos foi direcionado para as necessidades e expectativas dos clientes, configurando-se uma nova cultura digital com uma abordagem consultiva no que se refere ao cliente e colaborativa quanto ao mercado. Com base nessa informação e considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo com o tema “Os bancos na era digital”.

Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: Iades

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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