Um dos desafios das instituições bancárias é justamente implementar um negócio lucrativo e benéfico à sociedade, mas garantindo a segurança da informação e os direitos do consumidor. O Banco do Brasil investe muito em segurança da informação e tem excelentes índices de satisfação em ações protetivas aos direitos de seus clientes, razão pela qual tem um papel de destaque no país.
Leia os textos motivadores a seguir e reflita sobre os desafios da segurança da informação e dos direitos do consumidor no âmbito das instituições bancárias. Não os copie.
Texto I
Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.
Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
§ 2° A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.
Código de Defesa do Consumidor – Lei nº8.078/1990Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm
Texto II
Como a forma de se comunicar e de trocar dados via internet muda (ou ganha uma nova ferramenta, ou novo modo de fazer) a todo instante, fica difícil regulamentar o que é permitido ou não de se fazer online. Um caso que se popularizou foi quando a Justiça brasileira tentou várias vezes bloquear o aplicativo de conversas WhatsApp, isso aconteceu no ano de 2016. A justificativa era que a empresa não teria liberado uma troca de mensagens que poderiam se tornar provas contra culpados de algum crime. Nessa onda, abre-se a discussão para a suposta “terra sem lei” em que, em muitos casos, se tornou a internet.
(Disponível em: https://prouniversidade.com.br/aulasonline/blog/7-assuntos-deatualidades-para-ficar-ligado-em-2018/)
Diante da rapidez das inovações tecnológicas e a lentidão nos processos de atualização das normas de proteção ao cliente, a segurança da informação se tornou uma área essencial tanto para as instituições bancárias quanto para a própria sociedade. Considerando que os textos apresentados têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo com o seguinte tema:
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA INTERNET E DIREITO DO CONSUMIDOR
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