A história mostra a longa caminhada das brasileiras para se emanciparem politicamente. Somente em maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, as mulheres, pela primeira vez e em âmbito nacional, conquistaram o direito de votar e serem votadas. E foi apenas na Constituição Federal de 1988 que passaram a ser vistas como iguais aos homens. Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral determinou aos partidos políticos a obrigatoriedade de reservar pelo menos 30% dos recursos do fundo eleitoral para as candidatas. Tivemos mais mulheres eleitas, mas não o suficiente para o equilíbrio de gêneros.
Renata Abreu. A Reforma Eleitoral deve incluir cota de gênero nas cadeiras
do Congresso? SIM. In: Folha de São Paulo, 14/5/2021 (com adaptações).
O desempenho do sistema de cotas em candidaturas adotado pelo Brasil tem levado muitos especialistas na área a defender a migração para o sistema de reserva de vagas. “Nós estamos batalhando por reserva de cadeiras até que a gente atinja a igualdade. O nosso sistema de cotas atual é muito importante, mas ele não vem surtindo o efeito que nós desejávamos. Ele foi implantado há muitos anos (em 2009) e, ainda assim, a sub-representatividade continua muito alta”, afirmou a promotora de São Paulo.
Paula Reverbel. Maioria dos países adota algum tipo de cota para mulheres na política;
22,6% reservam cadeiras. In: O Estado de S. Paulo, 7/5/2021 (com adaptações).
A agência de notícias Bloomberg criou um ranking que classifica os melhores países para se viver na pandemia. Na última atualização, feita no final de fevereiro, dos cinco primeiros países da lista, três são liderados por mulheres. Obviamente, não dá para cravar que as mulheres são sempre melhores do que os homens em posições de comando, até porque nesse caso existem diversas variáveis e realidades diferentes envolvidas. Mas também é óbvio que isso é um exemplo eloquente do que as mulheres são capazes de fazer quando têm oportunidade.
Alessandra Kormann. Países liderados por mulheres se saem melhor no
combate à pandemia. In: Folha de São Paulo, F5, 6/3/2021 (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de texto apresentados anteriormente têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
MULHERES NA POLÍTICA BRASILEIRA: CONQUISTAS E DESAFIOS
Ao elaborar seu texto, atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre o desequilíbrio de gêneros na representação política brasileira. [valor: 6,00 pontos]
2 Aborde exemplos de ações públicas e(ou) sociais que busquem reverter o desequilíbrio de gêneros na ocupação de cargos de liderança política no Brasil. [valor: 8,00 pontos]
3 Relacione o debate sobre a baixa representatividade de mulheres na política à divisão do trabalho na sociedade brasileira, abordando expectativas ou estereótipos associados às mulheres que ocupam cargos de destaque. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Situação hipotética:
O Ministério da Fazenda passou a utilizar um sistema de inteligência artificial (IA) para realizar a triagem automatizada de pedidos de restituição de tributos. O algoritmo classifica as solicitações em níveis de risco, priorizando aquelas com indícios de inconsistência. Após a implementação, servidores passaram a aprovar ou indeferir automaticamente parte dos pedidos com base nas recomendações geradas pelo sistema, sem análise individualizada dos casos. Algumas empresas, ao se sentirem prejudicadas, apresentaram reclamações, alegando falta de transparência e ausência de motivação administrativa nas decisões.
O caso foi levado à Controladoria-Geral da União (CGU), que de…
Educação financeira é o processo mediante o qual consumidores e investidores financeiros melhoram sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros e, por meio de informação, instrução ou aconselhamento objetivo, desenvolvem as habilidades e a confiança necessárias para se tornarem mais cientes dos riscos e das oportunidades financeiras e para conseguirem fazer escolhas baseadas em informação, saber onde procurar ajuda e realizar outras ações efetivas que melhorem seu bem-estar financeiro.
Inclusão financeira é um estado em que todos os adultos têm acesso efetivo aos seguintes serviços financeiros providos por instituições formais: crédito, poupança, pagamentos, seguros, previdê…
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com educação superior ganham, em média, 56% a mais que aquelas com somente ensino médio, o que melhora o poder de compra das famílias, aumenta a arrecadação tributária e inicia um ciclo de crescimento econômico. Com efeito, a educação superior constitui um motor para a prosperidade de uma nação, sendo, portanto, um investimento estratégico para o futuro econômico de qualquer país. Samuel Barros. O ensino superior e o desenvolvimento de uma sociedade justa.
In: Poder 360, out./2024 (com adaptações).
Recentemente, um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) constatou que as empresa…



