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Q118553 | Direito Administrativo
Banca: GualimpVer cursos
Ano: 2015
Cargo: Procurador
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática120 linhas

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A Prefeitura do Município X, ao constatar a necessidade de aquisição de cartuchos de tinta e toners para as impressoras, determinou a realização de processo licitatório para a compra de material de consumo (cartuchos e toners, originais ou similares, não recondicionados, não remanufaturados e não recarregado), com entrega parcelada mediante solicitação. A limitação para a aquisição de cartuchos e toners originais ou similares, baseou-se na preservação dos equipamentos de possíveis danos ocasionados pela utilização de produtos não originais, recondicionados, remanufaturados ou recarregados. O valor apurado para a realização da aquisição dos bens foi de R$80.000,00 (oitenta mil reais), todavia, ressaltou-se a possibilidade de acréscimo legal decorrente de fatos futuros e imprevisíveis pela Administração Pública.

Preocupado com a possibilidade de impugnação do edital e com a aquisição dos bens, o Secretário Municipal de Administração requisita a manifestação desta Procuradoria Jurídica quanto as seguintes questões:

A) É possível a restrição do caráter competitivo do certame para a aquisição de cartuchos e toners originais ou similares, 100% novos, de primeiro uso, sendo vedado o fornecimento de produtos similares, recondicionados, remanufaturados ou recarregado? Haverá afronta ao caráter competitivo da licitação?

B) O princípio da seleção mais vantajosa para a Administração Pública será lesado com a aquisição de produtos originais ou similares que apresentam preços superiores aos dos bens recondicionados, remanufaturados ou recarregados?

C) Qual o percentual legal estabelecido para os acréscimos e supressões dos bens no contrato a ser celebrado? Deve-se considerar o valor expresso no contrato ou o valor inicial atualizado? O contratado estará obrigado a aceitar todos os acréscimos e supressões realizados dentro do percentual legal?

D) Poderá a licitação ser realizada na modalidade pregão? Existe alguma limitação de valor para a sua adoção?

E) As sanções de advertência, multa, suspensão temporária e declaração de idoneidade, previstas na Lei Federal n. 8.666/93, para as hipóteses de inexecução total ou parcial do contrato, podem ser aplicadas de forma cumulada? Na qualidade de Advogado do Município, redija um parecer jurídico respondendo a todos os questionamentos apresentados pelo Secretário Municipal de Administração.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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