Determinado município no Brasil, doravante nominado “XYZ”, diante da situação de caos que se verifica no trânsito, mormente nos horários de pico, elabora novo plano viário para a cidade, prevendo a construção de elevados, ciclovias e vias expressas. Na execução das obras, realizadas pela própria Administração, interdita uma rua ao tráfego de veículos em região nobre da cidade, já que ela seria usada como canteiro para a guarda de máquinas e equipamentos. Diante do impedimento do tráfego dos carros na rua interditada, o Município criou uma área de estacionamento próxima para uso dos munícipes, permitindo que guardassem os carros e caminhassem na calçada, acessando os estabelecimentos comerciais da rua interditada. As obras, cujo cronograma previa encerramento em seis meses, ainda não foram concluídas, mesmo decorrido o lapso de oito meses, havendo a previsão de que serão encerradas nos próximos dois meses. Diante dessa situação, o restaurante Tempero de Casa Ltda., localizado na rua interditada, sob o fundamento de que a clientela não consegue mais chegar ao seu estabelecimento de carro, maneja uma ação judicial contra o Município “XYZ”, pleiteando indenização pelos atos da Administração, na ordem de R$ 100.000,00 (cem mil reais), a título de danos materiais, e R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), por danos morais. A ação foi distribuída para a 26ª Vara Cível da Comarca “XYZ”. O Município foi citado no dia 15 de outubro de 2015 (quinta-feira), na pessoa do Sr. Prefeito.
Na qualidade de Procurador Municipal, elabore a peça adequada para resguardar os interesses do Município, considerando que:
(A) não é necessário relatar, em tópico específico, os fatos apresentados na peça inicial. Também não é necessário transcrever artigos da lei, sendo suficiente, quando o candidato entender oportuno, a mera referência ao dispositivo legal;
(B) o proprietário do restaurante, aproveitando-se da obra pública, decidiu reformar o estabelecimento, de modo que somente tinha 50% das mesas disponíveis para os clientes;
(C) o autor juntou aos autos alguns comprovantes que demonstram a queda no faturamento;
(D) segundo o Código de Organização Judiciária do Estado, as causas em que o Município for parte na condição de autor, réu, assistente, interveniente ou oponente, serão processadas na vara da Fazenda Pública Municipal;
(E) a peça deve ser datada no último dia do prazo para apresentação;
(F) o Paço Municipal está situado no seguinte endereço: Avenida “A”, número “B”, Cidade “XYZ”, Brasil.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia o caso a seguir.
Hipoteticamente, o Estado necessita que uma empresa de tecnologia faça um projeto de aprimoramento da urna eletrônica, que deve criar o design do produto, programar seu software e criar toda a proteção de dados necessária, considerando que será necessário um processo licitatório. Desse modo, optou pela licitação na modalidade de diálogo competitivo, conforme a Lei n° 14.133/2021.
A partir do caso hipotético apresentado, discorra sobre o conceito, o cabimento e as fases do procedimento dessa forma de licitação.
Um motorista de uma empresa delegada a prestar de serviços públicos de transporte de passageiros urbanos atropelou um idoso que estava atravessando a rua na faixa de pedestres. O motorista do ônibus prestou socorro, mas o idoso sofreu danos permanentes de locomoção.
Considerando a situação hipotética acima, redija um texto atendendo, de forma justificada, com base na responsabilidade civil do Estado e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), ao que se pede a seguir.
- Qual tipo de responsabilidade civil a empresa prestadora de serviços públicos de transporte possui no caso em questão?
- Como fica a situação da empresa por ter atropelado um terceiro que não estava usufruindo do serviç…
Enumere os princípios constitucionais norteadores da Administração Pública e explique cada um deles.



