Você recebeu uma consulta questionando a regularidade da aplicação de multa por meio de decreto expedido pelo Município. O consulente é proprietário de obra de construção civil que conta efetivamente com alvará expedido pelo Município, tendo apresentado projeto de engenharia regular e contando, de fato, com o alvará de licença exposto no local da obra.
A autoridade administrativa aplicou a multa sustentando que a obra não contaria com o alvará de licença e que esse alvará não estava exposto para fiscalização. Apesar da previsão de que tal infração só poderia ser verificada por fiscal municipal, a ação fiscal foi realizada por estagiário do Município, que assinou o decreto.
Qual parecer você daria sobre o caso e com base em quais fundamentos?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Por intermédio de seu órgão competente, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu deu início aos atos preparatórios para a realização de licitação objetivando a construção da nova sede do Poder Legislativo, com valor estimado em R$ 3.000.000 (três milhões de reais).
No entanto, devido a diversas discordâncias acerca de eventuais ilegalidades que podem ser apontadas no procedimento licitatório, o processo administrativo foi encaminhado à Procuradoria Legislativa, visando esclarecer os pontos controvertidos listados a seguir.
Desse modo, considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021, na qualidade de Procurador Legislativo, responda, de forma fundamentada, aos seguintes questionamentos/tópicos:
a) …
Considere que determinado Município editou lei municipal, de iniciativa parlamentar, com o seguinte teor:
Art. 1º Torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas dependências e cercanias de todas as escolas públicas municipais.
Parágrafo único. A instalação do equipamento citado no caput considerará proporcionalmente o número de alunos e funcionários existentes na unidade escolar, bem como as suas características territoriais e dimensões, respeitando as normas técnicas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT.
Art. 2º Cada unidade escolar terá, no mínimo, duas câmeras de segurança que registrem permanentemente as suas áreas de acesso e principai…
Um órgão público contratou empresa terceirizada para prestação de serviço continuado de limpeza e conservação. Após o contrato assinado, durante a fase de execução, ocorreram as seguintes situações:
Situação 1) a proposta foi entregue em 20/01/202X. Em 19/07/202X, o sindicato da categoria publicou nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a qual previa um aumento de 5% no valor pago aos profissionais da limpeza. A empresa, em 19/08/202X, solicitou à fiscalização o reajustamento (em sentido estrito) do contrato, retroativo à data da CCT, a fim de se adequar aos novos valores previstos na CCT.
Situação 2) em 19/01/202X+1, a empresa solicitou reajustamento dos preços de materiais e insumos no …



