No padrão de rede sem fio IEEE 802.11 o modo de operação PCF (Point Coordination Function e o modo de operação DCF (Distributed Coordination Function uma única célula. Assim, torna-se necessário a implementação de alguns procedimentos para se permitir esta coexistência.
Considerando este tema, responda aos itens abaixo.
a) Além da detecção do canal físico, o protocolo do padrão IEEE 802.11, no modo DCF, utiliza a detecção do canal virtual. Descreva o funcionamento destes tipos de detecção, indicando os mecanismos de reserva de canal utilizados.
b) Outro mecanismo implementado no padrão IEEE 802.11, permitindo a coexistência dos dois modos de operação, é a definição dos intervalos entre quadros. Descreva os intervalos que são definidos e as finalidades específicas relacionadas a cada um.
c) Considere a situação apresentada no esquema a seguir. Descreva como o funcionamento dos mecanismos ressaltados nos itens anteriores, a partir do instante inicial, permite:
• o aumento da probabilidade da estação A, transmitir a rajada de fragmentos inteira sem interferência;
• o aumento da probabilidade de não ocorrer a colisão de dados entre transmissão da estação C e da estação A, que já se iniciou.
Dados: Considere a figura abaixo.

(1) A estação A e a estação C estão na área de cobertura da estação B.
(2) A estação C não está na área de cobertura da estação A e vice versa.
(3) A estação A tem um pacote de dados para transmitir a estação B. Esta transmissão será fragmentada em três pacotes menores (rajada de fragmentos).
(4) Considere o instante inicial como o fim da transmissão do quadro RTS pela estação A.
(5) Neste instante inicial, a estação C desejava também transmitir para estação B.
(6) Não existe estação-base nesta célula.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O sistema elétrico da figura abaixo é composto por um gerador, dois transformadores e uma linha de transmissão, alimentando uma carga. Nos terminais do gerador desse sistema, ocorre um curto-circuito trifásico simétrico. Nas condições de pré-falta, a tensão no barramento da carga e a potência de operação são, respectivamente, iguais a 15 kV e 30 MVA com fator de potência de 0,866 indutivo.

Pede-se:
a. Tensão, em p.u., na carga.
b. Potência, em p.u., na carga.
c. Corrente de base na carga.
d. Corrente, em p.u., na carga.
e. Corrente, em ampères, na carga.
f. Mudança de base do transformador T2.
g. Reatância, em p.u., da linha de transmissão.
h. Diagrama de Impedância do sistema.
i. Tensão no…
Um motor opera com a tensão nominal Vnom de 220 V CA e tolerância de 10%. Com base nesses dados, responda aos itens abaixo:
a) Determine as tensões máxima Vmáx e mínima Vmín que podem ser aplicadas a esse motor.
b) Se o motor operar a plena carga, ele poderia ser operado por meio de uma fonte de 210 V onde a tensão poderia sofrer variações de 10%. Por quê?
c) Se o motor operar a plena carga, ele poderia ser operado por meio de uma fonte de 210 V onde a tensão poderia sofrer variações de 10%. Por quê?

Um transformador monofásico 500 / 250 V, 10 kVA, mostrado na figura acima, será usado como autotransformador abaixador. Diante do exposto, pede-se:
a) esboçar as ligações do transformador ligado como autotransformador;
b) a tensão de alimentação do lado de alta do transformador, sabendo que uma carga resistiva alimentada em 200 V e que demanda uma corrente de 10 A está conectada ao seu lado de baixa tensão, por meio de um alimentador de resistência igual
a 1 Ω;
c) o rendimento do sistema, em valores percentuais;
d) as correntes nos enrolamentos do transformador.
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.



