No padrão de rede sem fio IEEE 802.11 o modo de operação PCF (Point Coordination Function e o modo de operação DCF (Distributed Coordination Function uma única célula. Assim, torna-se necessário a implementação de alguns procedimentos para se permitir esta coexistência.
Considerando este tema, responda aos itens abaixo.
a) Além da detecção do canal físico, o protocolo do padrão IEEE 802.11, no modo DCF, utiliza a detecção do canal virtual. Descreva o funcionamento destes tipos de detecção, indicando os mecanismos de reserva de canal utilizados.
b) Outro mecanismo implementado no padrão IEEE 802.11, permitindo a coexistência dos dois modos de operação, é a definição dos intervalos entre quadros. Descreva os intervalos que são definidos e as finalidades específicas relacionadas a cada um.
c) Considere a situação apresentada no esquema a seguir. Descreva como o funcionamento dos mecanismos ressaltados nos itens anteriores, a partir do instante inicial, permite:
• o aumento da probabilidade da estação A, transmitir a rajada de fragmentos inteira sem interferência;
• o aumento da probabilidade de não ocorrer a colisão de dados entre transmissão da estação C e da estação A, que já se iniciou.
Dados: Considere a figura abaixo.

(1) A estação A e a estação C estão na área de cobertura da estação B.
(2) A estação C não está na área de cobertura da estação A e vice versa.
(3) A estação A tem um pacote de dados para transmitir a estação B. Esta transmissão será fragmentada em três pacotes menores (rajada de fragmentos).
(4) Considere o instante inicial como o fim da transmissão do quadro RTS pela estação A.
(5) Neste instante inicial, a estação C desejava também transmitir para estação B.
(6) Não existe estação-base nesta célula.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As usinas hidrelétricas localizadas na região Norte do Brasil geram a importante fatia de 26% da energia elétrica consumida em todo o território nacional. Nas Unidades da Federação da região, é produzido grande montante de energia barata, renovável e despachável, que são decisivas para redução do custo médio da energia elétrica no País, favorecendo a competitividade das empresas situadas nos grandes centros consumidores nacionais. Entretanto, os municípios da Amazônia Legal vivem uma situação paradoxal, uma vez que que, têm 1 milhão de pessoas que não podem contar com luz e recebem fornecimento de energia em apenas algumas horas do dia, através de geradores. Outros 3 milhões de habitantes da…
O sistema elétrico da figura abaixo é composto por um gerador, dois transformadores e uma linha de transmissão, alimentando uma carga. Nos terminais do gerador desse sistema, ocorre um curto-circuito trifásico simétrico. Nas condições de pré-falta, a tensão no barramento da carga e a potência de operação são, respectivamente, iguais a 15 kV e 30 MVA com fator de potência de 0,866 indutivo.

Pede-se:
a. Tensão, em p.u., na carga.
b. Potência, em p.u., na carga.
c. Corrente de base na carga.
d. Corrente, em p.u., na carga.
e. Corrente, em ampères, na carga.
f. Mudança de base do transformador T2.
g. Reatância, em p.u., da linha de transmissão.
h. Diagrama de Impedância do sistema.
i. Tensão no…
O projeto de uma instalação elétrica em um Estabelecimento Assistencial de Saúde – EAS é pautado em dois aspectos importantes: a classificação dos ambientes por grupos e as classes da energia de segurança.
Indique:
a) critérios para a classificação dos ambientes em cada grupo.
b) critérios para a definição das classes da energia de segurança.
c) a relação entre os grupos e as classes da energia de segurança.
d) os esquemas de aterramento utilizados em cada grupo em que se encontra a instalação.



