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Q116963 | Serviço Social
Banca: RBOVer cursos
Ano: 2018
Órgao: CRESS 20 (MT) - Conselho Regional de Serviço Social da 20ª Região (MT)

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Leia o artigo abaixo:

(…) A experiência brasileira já demonstrou que a fragmentação e a visão setorializada de políticas públicas é custosa e ineficiente, pois produz ações e resultados distantes da diretrizes e objetivos almejados. Por isso, a importância da intersetorialidade como ferramenta e mecanismo de gestão se mostra extremamente necessário, haja vista que não se pode pensar em construção de políticas públicas sem considerar a relevância da interação e integração dos diversos órgãos e instituições no compromisso comum de efetivação de direitos, garantindo-se, também, a participação social como requisito essencial de legitimidade das políticas sociais.

Há necessidade que seja desenvolvido dentro da própria sociedade uma reflexão pertinente à finalidade das políticas sociais públicas, bem como, o papel da participação social na construção e efetivação das políticas como uma dimensão de exercício pleno de cidadania.

Neste diapasão, sem dúvida, surge também a responsabilidade daqueles que se encontram inseridos profissionalmente dentro da seara pública, no sentido de se sentirem comprometidos com a construção de uma mentalidade e de uma cultura reflexiva e atuante sobre as políticas públicas.

Portanto, trazer à tona, a presente discussão acerca de políticas públicas e principalmente sobre a intersetorialidade, se faz muito importante, seja para a própria academia, para os profissionais envolvidos em tal temática e principalmente para a sociedade, enquanto componente fundamental no sucesso da aplicação de uma política pública.

Tal análise, se mostra importante, inclusive sob a perspectiva, não só da garantia dos direitos fundamentais, mas especialmente na melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano com vistas a atingir o desenvolvimento local, integral e sustentável. (…)

(Custódio, André Viana; Silva, Cícero Ricardo Cavalcante in XI SEMINÁRIO NACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA – 2015 – disponível em http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/snpp/article/view/14264)

Considerando a intersetorialidade ferramenta essencial no trabalho cotidiano do Assistente Social e suas implicações no uso dos instrumentos, dentre eles prontuários, relatórios, reuniões e pareceres, faça uma reflexão quanto aos aspectos éticos da profissão, especialmente relacionados ao sigilo profissional à luz do código de ética.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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(…) A experiência brasileira já demonstrou que a fragmentação e a visão setorializada de políticas públicas é custosa e ineficiente, pois produz ações e resultados distantes da diretrizes e objetivos almejados. Por isso, a importância da intersetorialidade como ferramenta e mecanismo de gestão se mostra extremamente necessário, haja vista que não se pode pensar em construção de políticas públicas sem considerar a relevância da interação e integração dos diversos órgãos e instituições no compromisso comum de efetivação de direitos, garantindo-se, também, a participação social como requisito essencial de legitimidade das políticas sociais.

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