De acordo com o PCN de Língua Portuguesa: “analisando os textos escritos que costumam ser considerados adequados para os leitores iniciantes, verifica-se que, na grande maioria, são curtos, às vezes apenas fragmentos de um texto maior sem unidade semântica e/ou estrutural, simplificados, em alguns casos, até o limite da indigência. Confunde-se capacidade de interpretar e produzir discurso com capacidade de ler e escrever sozinho. A visão do que seja um texto adequado ao leitor iniciante transbordou os limites da escola e influiu até na produção editorial. A possibilidade de se divertir com alguns dos textos da chamada literatura infantil ou infanto-juvenil, de se comover com eles, de fruí-los esteticamente é limitada.”
A partir desse fragmento e de seus conhecimentos, aborde como deve ser feita a escolha de textos escritos para trabalhar em sala de aula.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“A educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos complementares e indissociáveis: educar e cuidar. As crianças desta faixa-etária, como sabemos, têm necessidades de atenção, carinho, segurança sem as quais elas dificilmente poderiam sobreviver. Simultaneamente, nesta etapa, as crianças tomam contato com o mundo que as cerca, através das experiências diretas com as pessoas e as coisas deste mundo e com as formas de expressão que nele ocorrem. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem que atividades voltadas simultaneamente para cuidar e educar estivessem presentes. O que se tem verificado, na prática, é que tanto os cuidados como a educação têm sido enten…
No documento intitulado: “Ensino Fundamental De Nove Anos Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade”, tem-se certa “classificação de textos, com fins didáticos”, com o propósito de favorecer o uso de “uma gama variada de gêneros textuais na escola” a fim de promover “situações de leitura, produção de textos e reflexões sobre os aspectos sociodiscursivos dessa variedade textual”. […] “Dolz e Schneuwly ajudam-nos a refletir sobre esse tema e defendem que deveríamos propiciar em todos os anos o contato com textos da ordem do narrar, textos da ordem do relatar, textos da ordem do descrever ações, textos da ordem do expor, textos da ordem do argumentar” (2004 apud MEC/SEB…
De acordo com o PCN de Língua Portuguesa: “analisando os textos escritos que costumam ser considerados adequados para os leitores iniciantes, verifica-se que, na grande maioria, são curtos, às vezes apenas fragmentos de um texto maior sem unidade semântica e/ou estrutural, simplificados, em alguns casos, até o limite da indigência. Confunde-se capacidade de interpretar e produzir discurso com capacidade de ler e escrever sozinho. A visão do que seja um texto adequado ao leitor iniciante transbordou os limites da escola e influiu até na produção editorial. A possibilidade de se divertir com alguns dos textos da chamada literatura infantil ou infanto-juvenil, de se comover com eles, de fruí-lo…



