Um fluido newtoniano escoa entre uma placa e o solo, conforme a figura a seguir:

A placa possui área de 8m2 e espessura desprezível. O fluido escoa formando um diagrama de velocidades que pode ser representado pela seguinte equação:
v = 80 z (1 – 4z)
Onde z é a coordenada mostrada na figura.
Sabendo-se que a viscosidade dinâmica do fluido é 0,02 N.s/m2, determine a força F necessária para manter a placa em repouso.
Adote o Sistema Internacional de Unidades.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O movimento curvilíneo de uma partícula em um plano 𝑥𝑦 é definido pelas equações 𝑣𝑥 (𝑡) = 32 − 8𝑡 e 𝑦(𝑡) = 8 − 3𝑡2 , onde: 𝑣𝑥 é a velocidade no eixo 𝑥, em m/s; 𝑦 é a posição da partícula no eixo y em metros; e 𝑡 é o tempo em segundos. Sabe-se, também, que 𝑥(0) = 0, isto é, no instante inicial (𝑡 = 0), a partícula se encontra na origem do eixo 𝑥.
Assim, determine:
a) A máxima posição 𝒙 atingida pela partícula.
b) O vetor velocidade da partícula em 𝒕 = 𝟏 𝒔.
c) A aceleração da partícula, em módulo.
O que é o módulo de elasticidade ou módulo de Young? Como ele é influenciado pela temperatura? Qual é o ensaio mecânico utilizado na sua determinação?
Na instalação da figura, utiliza-se uma bomba como máquina de fluxo para escoar água da seção [1] para seção [2] . A potência da bomba é 15 kW e sua eficiência é 80%.

A água é descarregada à atmosfera, na seção [2], com uma velocidade de 15m/s. Sabe-se que a área da seção de todos os tubos da instalação é 10cm2. As seções [1] e [2] estão submetidas apenas à pressão atmosférica. Considere que o peso específico da água vale 10^4N/m3 e a aceleração da gravidade é igual a 10m/s2.
Determine a perda de carga entre as seções [1] e [2]. Adote como unidade para perda de carga o metro de coluna de água (m.c.a).



