Motivado pela leitura dos textos seguintes, sem, contudo, copiá-los ou parafraseá-los, redija um TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO com, no mínimo, 20 e, no máximo, 25 linhas, em modalidade e limites solicitados, em norma padrão da língua portuguesa, atribuindo-lhe um título, sobre o tema: A PERSISTÊNCIA DO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL.
Texto 1
Sejudh assina pacto nacional de combate ao trabalho escravo.
Luiza Fariello Agência CNJ de Notícias
Foi assinado nesta terça-feira (13/12/2016), após a 33a Sessão Extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo no país entre quinze estados e o Distrito Federal com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania. O acordo tem por objetivo promover a articulação entre os estados nas ações contra o trabalho escravo e aperfeiçoar as estratégias de enfrentamento a esse tipo de crime, definido no artigo 149 do Código Penal.
Disponível em: sejudh.mt.gov.br
Texto 2
O trabalho escravo no Brasil?
No Brasil, o trabalho escravo é definido pelo Artigo 149 do Código Penal da seguinte maneira:
Artigo 149. Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto:
Pena- reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
§1º. Nas mesmas penas incorre quem:
I. cerceia o uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho;
II. mantém vigilância ostensiva no local de trabalho ou se apodera de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho.
§2º. A pena é aumentada de metade, se o crime é cometido:
I. contra a criança ou adolescente;
II. por motivo de preconceito de raça, cor etnia, religião ou origem.
Disponível em: http://escravonempensar.org.br
Texto 3

CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia os textos abaixo:
Texto I
A investigação de crimes migrou para o ciberespaço e mudou a vida dos advogados de defesa, obrigados agora a usar tecnologias para lidar com o volume imenso de informações de um processo, diz Marcelo Stopanovski, especialista em ciência da computação aplicada a assuntos jurídicos.
Abaixo, duas das onze perguntas da entrevista a Machado da Costa.
• Hoje uma grande preocupação das investigações é a quebra de sigilo do WhatsApp. Alguns anos atrás, era o grampo telefônico. Com o avanço tecnológico, o que fazer para manter a capacidade de investigação?
Há alguns anos atrás, você tinha um pessoal falando da Nextel; depois, do BlackBerry. Hoje, temos o paradigma do Wh…
Após a leitura dos trechos que seguem, produza um texto discursivo, conforme a orientação apresentada.
“As Tecnologias de Comunicação estão presentes, na atualidade, em todos os arranjos sociais conhecidos. Por meio da internet ocorre, de forma razoavelmente livre, uma comunicação generalizada entre pessoas, empresas, organizações e instituições, que, diante de uma infinita quantidade de conteúdos , acessam, reafirmam, negam, constroem e reconstroem saberes das mais diversas áreas. Este cenário demanda uma nova forma de cidadania, ligada às possibilidades de interpretação da realidade e de uso das TICs a partir dos artefatos tecnológicos, de seus controladores e suas ideologias. Questões lig…
Após a leitura dos trechos que seguem, produza um texto discursivo, conforme a orientação apresentada.
Discurso de ódio é assunto de escola
Crianças e jovens precisam discutir como liberdade de expressão e respeito ao próximo caminham juntos
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/10/por-que-discurso-de-odio-e-assunto-de-escola.shtml?utm_source=newsletter

‘http://www.truzzi.com.br/2017/09/05/crimes-de-odio-canaltech/
As escolas não podem ser reféns da desconfiança e centradas na ideia do conhecimento focado somente na técnica – além de ter outros desafios que vem antes e precisam ser superados em um país tão desigual, como o Brasil, com altos e reiterados índices de evasão escolar…



