Após a leitura dos trechos que seguem, produza um texto discursivo, conforme a orientação apresentada.
Discurso de ódio é assunto de escola
Crianças e jovens precisam discutir como liberdade de expressão e respeito ao próximo caminham juntos
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/10/por-que-discurso-de-odio-e-assunto-de-escola.shtml?utm_source=newsletter

‘http://www.truzzi.com.br/2017/09/05/crimes-de-odio-canaltech/
As escolas não podem ser reféns da desconfiança e centradas na ideia do conhecimento focado somente na técnica – além de ter outros desafios que vem antes e precisam ser superados em um país tão desigual, como o Brasil, com altos e reiterados índices de evasão escolar e déficits de aprendizagem nas escolas públicas brasileiras, bastante relacionados com a violência nas escolas e nos seus entornos, como aponta o estudo em que o Brasil aparece como líder do ranking de países com mais violência nas escolas contra professores, elaborado pela OCDE.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2019/05/por-uma-educacao-democratica-e-nao-violenta-cjv8cu67t00n101max86fyak4.html’

Crianças e jovens precisam compreender que a partir do momento em que suas palavras, faladas ou escritas, ameaçam, ofendem, agridem ou diminuem alguém ou um grupo, haverá consequências. No universo escolar, é ainda importante compreender quando discurso de ódio se aproxima e se diferencia do cyberbullying, prática condenável de intimidação e/ou agressão no ambiente virtual e que, infelizmente, é bastante comum entre os alunos.
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/10/por-que-discurso-de-odio-e-assunto-de-escola.shtml?utm_source=newsletter
Questão 1
Para você, Profissional da Educação, quais as relações entre os textos acima e a sua vivência?
Seja como aluno(a), seja como professor(a), seja como cidadão(ã), o que você tem percebido sobre a disseminação dos discursos de ódio na sociedade?
Complemente o seu texto citando, pelo menos, dois exemplos sobre a propagação de discursos de ódio e/ou liberdade de expressão que afetaram ou continuam dizendo respeito a pessoas ou ideias que atingem diretamente as escolas e a Educação.
No desenvolvimento da questão proposta, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, além de informações adquiridas.
Seu texto deve ser redigido na modalidade padrão da Língua Portuguesa.
O texto deve ter entre 25 e 30 linhas.
Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere o excerto abaixo:
“O acelerado avanço das novas tecnologias na sociedade pós-industrial, com o advento da internet e da cibercultura, trouxe várias mudanças na sociedade, com significativos impactos nas relações humanas e organizacionais, especialmente em razão de integrar indivíduos, empresas, dispositivos, redes, inteligência artificial e internet das coisas, sem as barreiras do tempo ou de limitações geográficas. Além disso, o fluxo intenso de dados e a constante de troca de informações a cada nanossegundo, faz com que o ambiente virtual precise sofrer regulamentação tanto no campo ético, como no que se refere ao uso e ao tratamento dos dados pessoais e particulares, em ambiente…
Considere o excerto abaixo:
“O lixo eletrônico é um problema ambiental sério, pois contém materiais tóxicos que podem contaminar o solo, a água e o ar. Além disso, o processo de reciclagem de lixo eletrônico é caro e complexo. Igualmente danoso é o design de roupas e acessórios voltado apenas para a estética e a novidade, o que leva ao consumo excessivo e ao descarte rápido de peças. O design de veículos, frequentemente, prioriza apenas o desempenho e o conforto, o que pode levar ao consumo excessivo de combustível, à emissão de gases poluentes e a dificuldades de reciclagem de componentes.
Esse padrão de produção e consumo segue uma lógica linear — produzir, consumir e descartar —, que não …



