Em recente Lei, a presidenta Dilma Roussef reforça a necessidade das crianças autistas serem incluídas nas escolas regulares. Na revista Veja, a renomada escritora Lya Luft, em artigo: “O ano das criancinhas mortas”, diz:
“‘O politicamente correto’ é a inclusão geral, significando também que crianças com deficiência devem ser forçadas (na minha opinião) a frequentar escolas dos ditos “normais” (também não gosto da palavra), muitas vezes não só perturbando a turma, mas afligindo a criança que tem de se adaptar e agir para além de seus limites – dentro dos quais poderia se sentir bem, confortável, feliz.”
Fonte: Revista Veja, 02/01/2013. ed. 2302, p. 21.
Comente a opinião da autora, tendo como foco o papel do educador em relação à questão e à importância da equidade, sugerindo estratégias de enfrentamento às dificuldades listadas por Lya.
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Nos termos do Art. 30 da Resolução nº 7 – CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010, destacado no quadro seguinte, pode-se entender que é função da escola formar sujeitos alfabetizados e letrados, nas “diversas formas de expressão”, para garantir a “continuidade da aprendizagem”. No entanto, há alunos que progridem para os anos subsequentes do Ensino Fundamental sem saber ler e compreender o sentido da mensagem de um texto. Tal fato inviabiliza o acesso ao conhecimento sistematizado e escrito das diferentes áreas e disciplinas do currículo escolar.
Art. 30 – Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
I – a alfabetização e o letramento;
II.…
Compreender o espaço, com suas formas e dimensões, é necessário para o desenvolvimento do aluno dentro de uma perspectiva de formação multidisciplinar.
A partir do tema espaço e forma, cite dois descritores que possam ser trabalhados nestes aspectos. Sugira, também, duas atividades que os alunos desenvolvam para atingir estes objetivos em sala de aula, sendo uma aplicável à zona rural e outra à zona urbana.
Empregue a tira a seguir em uma situação de aprendizagem vivenciada, destacando 02 (duas) problemáticas apresentadas no discurso das personagens. Sugira, ainda, 01 (uma) ação corretiva para cada problemática identificada.




