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Q114824 | Pedagogia
Banca: CETAPVer cursos
Ano: 2012
Órgao: Pref Belém (PA) - Prefeitura Municipal de Belém

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Segundo informações do Portal do MEC (2011), para que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de uma escola cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Analise os dados do INEP/MEC sobre os resultados do IDEB da Escola Y nos anos de 2005, 2007, 2009 e sua meta para 2011, expostos na Tabela 1, e redija uma proposta que poderia ser executada, nesta escola, para elevação do IDEB a partir de 2011.

Tabela 1: Resultado do IDEB – EscolaY

2005 2007 2009 Meta para 2011
3,3 3,5 3,8 4,1

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaPedagogia
BancaCETAP

Empregue a tira a seguir em uma situação de aprendizagem vivenciada, destacando 02 (duas) problemáticas apresentadas no discurso das personagens. Sugira, ainda, 01 (uma) ação corretiva para cada problemática identificada.

Leia, com atenção, o texto:

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