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Q114823 | Administração Geral e Pública
Banca: CETAPVer cursos
Ano: 2014
Órgao: SEBRAE/PA

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Há 16 anos atuando em Belém, capital do estado do Pará, a empresa XYZ vende produtos na área de informática. Seu principal diferencial competitivo sempre foi a inovação nos serviços oferecidos, bem como um atendimento de excelência, o que fortaleceu sua credibilidade neste segmento do mercado local.

Durante todos estes anos, os clientes afirmaram, nas pesquisas realizadas, que um dos principais motivos que os levavam a comprar na XYZ é a confiança que sentem na empresa, pois a assistência técnica realiza os serviços com excelência e, em geral, resolve o problema do cliente no prazo prometido. Alguns alegaram, ainda, que o know how da equipe de vendedores é o que faz realmente a diferença, pois as soluções apresentadas pela equipe em relação aos produtos oferecidos atendem às suas necessidades.

Na XYZ, sempre existiu um compromisso diário de cada empregado para atender às expectativas dos clientes. Logo, a criação da exata combinação de elementos para prestar um atendimento de excelência é o desafio de todos os empregados, da equipe de vendedores à administração.

Com um histórico assim, a abertura de uma segunda loja seria, então, um passo seguro para os dois sócios, que vislumbram no mercado uma oportunidade para ampliar a empresa quando um segundo shopping abriu na cidade. No entanto, o que seria uma excelente oportunidade acabou virando um verdadeiro transtorno. Pressionados pelo prazo de abertura da loja, o processo seletivo dos empregados acabou sendo bastante flexível e a capacidade da nova equipe teve que ser feita em tempo recorde.

A nova loja, ainda em fase de organização de seus processos internos, abriu as portas e esta decisão ocasionou diversos problemas operacionais. O fato é que, após dois meses de abertura, o índice de reclamação dos clientes não parava de aumentar, o que gerou uma enorme preocupação nos sócios da empresa.

Um diagnóstico inicial permitiu levantar os seguintes problemas que necessitam ser solucionados: atraso na entrega de serviços, perda de clientes devido a erros internos de atendimento, elevado índice de retrabalho, além de empregados que não estavam sequer familiarizados com os objetivos do negócio e os valores organizacionais.

Como se observou, muitos dos problemas estavam ligados, direta ou indiretamente, à gestão de pessoas. Logo, como parte da solução para esses problemas, a equipe de consultores externos sugeriu à direção a realização de um levantamento de necessidade de treinamento, processo que ficou sob a sua responsabilidade.

Indique, portanto, o passo-a-passo para realizá-lo, uma vez que a empresa adota o modelo de gestão de pessoas por competências.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Em um texto dissertativo, descreva o desenho da solução, usando como ferramenta o ciclo PDCA.

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