Um advogado público municipal foi questionado pelo Secretário Municipal de Assistência Social acerca do procedimento para a firmatura de transferência voluntária de recursos da assistência
social para entidade do Município.
De acordo com a consulta, o Prefeito Municipal incluiu, no orçamento municipal, dotações orçamentárias para a realização da transferência voluntária, independentemente da aprovação de tal inclusão pelo Conselho Municipal de Assistência Social, e escolheu a entidade para o recebimento dos recursos mediante indicação técnica da Secretaria, mesmo sem que a entidade seja inscrita junto ao Conselho Municipal de Assistência Social. Questionado sobre o tema, o Prefeito Municipal sustentou que o Conselho Municipal de Assistência Social, de natureza consultiva, não tem competência para vetar o orçamento municipal e, portanto, que as decisões orçamentárias cabem ao Governo Municipal e à Câmara Municipal, que o fazem democraticamente.
Mesmo que assim não fosse, o conselho é composto por nove membros governamentais e dois membros representantes da sociedade civil, o que garantiria a aprovação do orçamento enviado
caso houvesse a consulta.
Qual é o parecer do advogado público municipal sobre o caso e esse parecer tem base em quais fundamentos?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Explique o conceito de ciclo orçamentário na gestão pública no Brasil, apontando as três principais leis que amparam os orçamentos, identificando e explicando cada uma de suas fases.
De acordo com a literatura em Direito Constitucional, a Constituição Federal do Brasil se classifica como analítica, com um texto que se dedica em detalhes ao tratamento normativo dos temas vistos como constitucionalmente essenciais.
A gestão das finanças públicas é essencial para a sustentabilidade do Estado e, portanto, para a consecução de sua missão institucional constitucionalmente qualificada. Justamente por isso, a Constituição Federal se dedica a, em detalhes, regulamentar um sistema de orçamentos públicos, pelo planejamento e pela execução de receitas e despesas estatais. Diante das disposições constitucionais em matéria de finanças públicas, quais são as peças orçamentárias de noss…
O orçamento público é regido por leis que o definem e possui fases de elaboração que também são transformadas em leis. Defina o ciclo orçamentário e comente sobre suas fases.



