Um Engenheiro Civil de uma entidade pública foi convocado pela administração central para verificar alguns problemas que estavam acontecendo no prédio do citado órgão.
Durante a visita, foram discorridas as seguintes situações para o Engenheiro:
1. Os banheiros apresentam mau cheiro, por mais bem limpos que sejam;
2. A vizinha de um dos lados do prédio reclama constantemente de um problema de infiltração em suas paredes que fazem divisa com o terreno do prédio. Sabe-se que a edificação vizinha fica a uma cota de dois metros abaixo, sabe-se, também, que nesta divisa não existe edificações e sim um corredor para passagem de veículos com o piso em Paver e sem cobertura;
3. Há uma rachadura em uma das paredes do prédio, saindo do rodapé e subindo com ângulo de aproximadamente 45o.
Discorra abaixo sobre quais devem ser as principais causas dos problemas apresentados pelo administrador e as soluções técnicas para as mesmas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Manifestações patológicas de corrosão de armadura podem ocorrer em elementos estruturais por diferentes causas, resultando em fissuras e no desplacamento do concreto desses elementos. Essas manifestações patológicas ocorrem principalmente em ambientes úmidos, sujeitos à infiltração de água e com alta concentração de CO2. Quais procedimentos devem ser adotados para a solução desse tipo de manifestação patológica (corrosão de armadura)?
Em uma análise interna de um setor público para definir o termo que orientará a licitação de uma obra, foi requisitado, para o preparo do edital de licitação a ser publicado, que fosse definido o “projeto executivo” e apontado a relação deste com o “anteprojeto” e o “projeto executivo”.
Como responsável técnico incumbido dessa função, apresente a definição de “projeto básico” e a relação deste com o “anteprojeto” e o “projeto executivo”.
Um serviço de engenharia com valor total de R$ 160.000,00 foi projetado para ser executado em quatro meses. O serviço é composto de quatro atividades, seguindo o cronograma físico-financeiro que está apresentado abaixo, onde estão discriminados os percentuais de execução das atividades previstos para cada mês.

Também são de conhecimento do gestor os percentuais em termos financeiros de cada atividade em relação ao total da obra:

Pede-se:
- o custo para realização da Atividade A no mês de abril
- o desembolso acumulado previsto para o empreendimento ao final do 3º mês (maio) de serviço;
- o custo total da Atividade C ao final do serviço.



