Em um setor da organização pública X, observou-se, nos últimos meses, uma queda na produtividade acompanhada de um número preocupante de afastamentos de profissionais por questões relacionadas à saúde mental do trabalhador. Segundo relato de trabalhadores do referido setor, há uma alta carga mental para a realização do trabalho aliada à necessidade de tomadas de decisões rápidas e com alto grau de responsabilidade para o cumprimento de atividade/metas. Isso produziu, nos últimos meses, uma sobrecarga de trabalho, prazos curtos e períodos irregulares de trabalho, provocando alto grau de ansiedade e fadiga mental nos trabalhadores. Diante da situação, o profissional de Psicologia, integrante de equipe multidisciplinar do setor de recursos humanos, é procurado para, junto de sua equipe, desenvolver um programa de saúde do trabalhador com foco no desenvolvimento de estratégias de prevenção ao adoecimento mental no trabalho.
A partir da situação hipotética descrita, elabore um texto visando à construção básica de um programa de prevenção ao adoecimento e promoção de saúde mental do trabalhador no referido setor.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leandro é um homem de 28 anos e reside com os pais. Há quatro anos, o jovem começou a apresentar sintomas de esquizofrenia, como: alucinações, ideias persecutórias de que está sendo perseguido por uma pessoa que quer mata-lo, seu isolamento social foi se intensificando com o passar do tempo, quando fica sem vontade de sair de casa por medo da perseguição. Leandro nunca havia feito tratamento psiquiátrico ou psicológico até o primeiro surto, ocasião na qual os pais o internaram em um hospital psiquiátrico da região, local onde ficou por 40 dias. No retorno para casa, a família tentou buscar tratamento, porém ele não aceitou conhecer o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e até hoje relata qu…
Sabe-se que a relação entre o Crime e as discussões no âmbito da Saúde Mental existe desde a antiguidade. Com o advento da medicina, as teorias, em seus substratos biológicos, passaram a relacionar o crime a características individuais e biológicas, o que balizou formas de tratamento como a eletroterapia, a convulsoterapia e, até mesmo, justificou a necessidade de retirada dos sujeitos ditos “loucos” da sociedade, tendo em vista a sua periculosidade. No entanto, a partir do avanço dos estudos sobre o humano e do advento do olhar da Psicologia para o sujeito em sua subjetividade, muita coisa mudou. Os cuidados em saúde, a partir da Política de Promoção à Saúde (Portaria nº 687, de 30 de março…



