sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q113332 | Administração Geral e Pública e Direito Administrativo
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto Peça Técnica/Prática90 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (5)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Estudo de Caso: órgão modelo de boas práticas no serviço público, mas nem tanto.

Você assinou seu termo de posse em um promissor órgão do serviço público. Como estudou a história de décadas de serviços prestados à sociedade, verificou que o órgão já foi reiteradas vezes vencedores do prêmio nacional de boas práticas no serviço público e você está muito empolgado para também contribuir com o alto nível de qualidade certificada.

Junto com você entraram mais 19 concursados, ou seja, o órgão nomeou 20 classificados no último concurso.

No entanto, após alguns meses no cargo você percebeu que o sistema de avaliação de estágio probatório do órgão tem deixado certa preocupação entre os recém-empossados e não é uma área digna de ser considerada modelo de boas práticas.

Apesar de o órgão ter realizado uma semana de adaptação da turma com apresentações de diversas áreas do órgão, como: áreas fins, logística, tecnologia da informação, entre outros, a equipe de Gestão de Pessoas do órgão não encontrou espaço na agenda para se apresentar e informou em uma cartilha que a avaliação do estágio probatório seguirá os termos comuns a toda administração pública federal, tendo como base Lei 8.112/90.

Exatamente um ano após a entrada no órgão, o grupo dos recém-empossados começou a notar algumas falhas e a insatisfação de todos ficou evidente nas diversas conversas informais que eles mantinham.

Como forma de buscar melhorar os procedimentos foram listadas alguns dos pontos mais críticos do processo, a saber:

– A área de Gestão de Pessoas distribui os formulários de avaliação desprovidos de orientações ou procedimentos mais esclarecedores aos avaliados.

– Ocorrem esquecimentos, perda de prazos, preenchimento de formulários à revelia do real parecer da chefia ou mesmo sem a sua participação.

– Ocorrendo problemas de desempenho ou mesmo disciplinares, esses são ignorados, arrastados por longo tempo ou tratados à margem, sem que se faça uso do dispositivo que institui o estágio probatório.

– Não há Comissão de Avaliação devidamente estruturada, cabendo à área de Gestão de Pessoas zelar, basicamente, pelos prazos, tramitação interna e publicação

 Diante dessa situação, você foi o escolhido entre os recém-empossados para dar respostas para as seguintes perguntas que constarão no documento de recomendação do grupo para a área o Diretor de Gestão de Pessoas. Assim, elabore um Relatório Técnico abordando necessariamente os seguintes pontos:

 1 O que é o estágio probatório, quais fatores devem ser observados e o quando se adquire a estabilidade? [valor: 7,00 pontos]

2 Como o órgão pode ajustar seus procedimentos de estágio probatório para que o recém-empossado não se sinta desacolhido? [valor: 9,50 pontos]

3 Como o estágio probatório pode virar uma ferramenta para de gestão estratégica para os chefes e seus subordinados?  [valor: 9,50 pontos]

4 Quais são as principais tarefas de uma Comissão de Avaliação de Estágio Probatório? [valor: 12,00 pontos]

5 Quais as recomendações para a atitude da equipe de Gestão de Pessoas para os próximos empossados no órgão? [valor: 9,50 pontos]


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

Nenhuma questão encontrada com os critérios informados.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários