Num mundo cada vez mais informatizado e, principalmente virtualizado, a noção de espaço físico de armazenamento da memória se mede em bits e bytes. Anteriormente, toda a preocupação com a preservação se dava por modelos que impedissem a ação física do tempo sobre os objetos. Entretanto, a memória, ainda que virtual, depende de elementos físicos para seu armazenamento.
Nesse sentido, refletindo acerca do trecho acima, elabore um texto dissertativo, entre 30 e 60 linhas, posicionando-se em relação ao seguinte questionamento:
Como um arquivologista, atuando em serviço público, pode conciliar a preservação dos bens físicos aos bens virtualizados, sem risco de perda de informação, e ao mesmo tempo torná-los acessíveis ao público interno e externo da instituição?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere o seguinte cenário:
Um arquivista de um determinado órgão público federal localizado no Rio de Janeiro, na semana passada, justamente com os demais arquivistas do seu setor de trabalho aplicaram um treinamento para alguns servidores. Estiveram presentes 30 servidores. A temática tratada no treinamento foi: “Gestão de Documentos”. No treinamento, foram abordados fases, rotinas e procedimentos, níveis de aplicação e instrumentos de gestão de documentos. Hoje, pela manhã, eles receberam um e‐mail de um dos servidores, que participou do treinamento, com os seguintes dizeres:
“Prezados arquivistas,
Primeiramente gostaria de parabenizá‐los pelo treinamento sobre Gestão de Documentos. Foi…



