“… as perguntas críticas que os psicólogos devem se formular a respeito do caráter de sua atividade e, portanto, a respeito do papel que está desempenhando na sociedade, não devem centrar-se tanto no onde, mas no a partir de quem; não tanto em como se está realizando algo, quanto em benefício de quem e, assim, não tanto sobre o tipo de atividade que se pratica (clínica, escolar, industrial, comunitária ou outra), mas sobre quais são as consequências históricas concretas que esta atividade está produzindo.”
(Strey, Marlene Neves 1998 p. 226 apud, Martin-Baró, 1997, p. 22.)
Assim como a citação anterior relatou, Paulo Freire (1983) alertou para o fato de que cabe aos profissionais, de um modo geral, e aos profissionais que atuam na educação, como é o caso, constituírem-se como trabalhadores sociais, historicamente comprometidos com o processo de mudança. Considerando as informações mencionadas anteriormente, elabore um texto argumentativo refletindo sobre as seguintes questões:
- Como pode ser entendida a atuação do psicólogo junto às instituições escolares como trabalhador social?
- Explique a importância e a contribuição desta atuação conjunta entre o social e o educacional.
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“… as perguntas críticas que os psicólogos devem se formular a respeito do caráter de sua atividade e, portanto, a respeito do papel que está desempenhando na sociedade, não devem centrar-se tanto no onde, mas no a partir de quem; não tanto em como se está realizando algo, quanto em benefício de quem e, assim, não tanto sobre o tipo de atividade que se pratica (clínica, escolar, industrial, comunitária ou outra), mas sobre quais são as consequências históricas concretas que esta atividade está produzindo.”
(Strey, Marlene Neves 1998 p. 226 apud, Martin-Baró, 1997, p. 22.)
Assim como a citação anterior relatou, Paulo Freire (1983) alertou para o fato de que cabe aos profissionais, de um…



