sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q112801 | Pedagogia
Banca: IdecanVer cursos
Ano: 2016
Órgao: Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS do Natal/RN

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Um bairro, muitas crianças e adolescentes em risco…

No município de Água Fria, com cerca de 600 mil habitantes, localiza-se a noroeste o gigantesco bairro da Vicentina. Possui a maior área física do município, como também é o mais populoso, com 25% da população. O maior problema, assim como o desafio da administração municipal, é vencer os problemas sociais que o crescimento desordenado do bairro trouxe, agravado, ainda mais, pela invasão das áreas públicas e loteamentos clandestinos.

Vicentina é quase uma cidade, pois possui tamanho e número de casas. Sua área total é de 20 km², e já tentaram inclusive emancipação política da área. A maioria da população é de zona rural que migrou para cidade, atraída pelo dinamismo e crescimento comercial e industrial. Há um grande número de sub-habitações e seus moradores vivem em condições precárias.

As ocupações irregulares são reflexos também das crises econômicas e financeiras por que passam as comunidades e mesmo o país, e ocorrem de assentamentos alternativos e transitórios, quando da busca pela população de novas oportunidades de trabalho. A instabilidade dessas famílias marginalizadas reflete a instabilidade de sua situação econômico-financeira. As populações periféricas, vilas e áreas irregulares, como a sub-habitação da Vicentina, são as maiores do município de Água Fria. É uma característica do bairro a sua diversidade tanto de problemas como de qualidades.

Por outro lado, o bairro Vicentina tem problemas graves de infra-estrutura: há alagamentos constantes em muitas áreas de sub-habitação do bairro, o que gera desconforto para alguns e desespero para outros, visto que há favelas na beira do arroio. Além disso, há falta no abastecimento de água e esgoto, mau cheiro devido ao esgoto estar a céu aberto, e há falta de ruas de acesso às áreas sub-habitadas.

O bairro Vicentina é também conhecido por ser o mais violento da cidade. Há atualmente no bairro mais de 518 estabelecimentos, 222 são indústrias, 296 são prestadores de serviço e existem 1105 autônomos.

As crianças e os adolescentes, apesar de terem uma família, apresentam os fatores de risco como maus-tratos, gravidez, prostituição, droga, estupro, alcoolismo, dificuldades de aprendizagem, família desestruturadas, trabalho infantil e depressão. Apesar desses fatores, eles apresentam expectativas e sonhos que são: adquirir um trabalho, continuar estudando, ter uma melhor família, ter uma boa situação econômica, ser feliz, ter tranquilidade familiar, ter uma profissão, nessa prioridade.

A solução proposta pela prefeitura, que de 2010 até 2016 atendeu apenas 252 meninos e meninas em situação de pobreza socioeconômica, foi a construção de dois núcleos que serão inaugurados em março deste ano. Estes espaços deverão ser espaços de proteção e prevenção que atenderão crianças e jovens no turno contrário ao da escola ou que dela estão evadidos, vindos de famílias que estão em situação de pobreza socioeconômica, indicados pela comunidade, pelo Conselho Tutelar e pelo Juizado da Infância e Adolescência.

Considerando a atuação do Pedagogo em espaços de educação não-formal, analise a iniciativa da administração municipal do município de Água Fria, considerando:

A) A Política Nacional de Assistência Social Brasileira (máximo 8 linhas);

B) A prática da educação em espaços não escolares e suas diversas possibilidades (máximo 8 linhas); e,

C) A proposição de estratégias de atendimento nos espaços não escolares para crianças e adolescentes em situações de risco, como as apresentadas no caso (mínimo três estratégias em 14 linhas).


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPedagogia
BancaIdecan
“De acordo com Libâneo ‘o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino’. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.”
(Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-plano-aula.htm. Adaptado.)
Considerando o exposto, elabore uma proposta de plano de aula …

Texto I

“(…) O novo cenário da educação se abre no século XXI com novas perspectivas para o profissional que se insere no mercado de trabalho, sob diversas abrangências, como nos mostra a própria sociedade, que vive um momento particular discussões sobre globalização, neoliberalismo, terceiro setor, educação on-line, enfim, uma nova estrutura se firma na sociedade, a qual exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste cenário competitivo.

(…) Já passou a época em que o pedagogo ocupava-se somente da educação infantil. A pedagogia hoje dispõe de uma vasta área de atuação, que inclui, além de instituições de ensino, empresas dos mais diversos setores…

Segundo Vasconcellos (2000): “planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa. O planejamento enquanto construção transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo”.
Considerando o exposto, relacione, por ordem decrescente de a…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários