A abordagem MVC (model view control) é utilizada em desenvolvimento de aplicações web nos diversos frameworks disponíveis no mercado. Ela é composta por três tipos de objetos — modelo, visão e controlador —, cujas definições são, respectivamente, o objeto de aplicação, a apresentação na tela e o modo como a interface reage às entradas de usuário.
Anteriormente, os projetos de interface para usuário tendiam a agrupar esses objetos, contudo a abordagem MVC surgiu com a finalidade de construir interconexões com usuários Smalltalk 80, comprometida diretamente com a necessidade de se separar os objetos para aumentar a flexibilidade e a reutilização. Um exemplo desse emprego consiste no desenvolvimento de uma aplicação web em que se deseja ter visões diferentes de um mesmo conjunto de dados, como ilustrado na figura a seguir.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo comparando o modelo MVC ao uso de padrões de projeto de desenvolvimento de software orientados a objetos. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< separação de visão e modelos, pelo estabelecimento de um protocolo do tipo inserção/notificação (subscribe/notify); [valor: 3,00 pontos]
< possibilidade de encaixe das visões; [valor: 3,00 pontos]
< possibilidade de encapsulamento do mecanismo de resposta em um objeto controlador. [valor: 3,00 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Processo: Um conjunto estruturado de atividades elaborado para alcançar determinado objetivo. Utiliza uma ou mais entradas definidas e as transforma em saídas definidas. Pode incluir quaisquer papéis, responsabilidades, ferramentas e controles gerenciais necessários para entregar o resultado esperado de maneira confiável. Um processo pode definir políticas, normas, orientações, atividades e instruções de trabalho caso sejam necessários.
Função: Uma equipe ou grupo de pessoas e as ferramentas ou outros recursos que são utilizados para conduzir um ou mais processos ou atividades, por exemplo, a central de serviço.
Glossário ITIL® de Português do Brasil, v.1.0, 29/7/2011.
Após a realização de u…
Conforme consta da “Cartilha de segurança cibernética e riscos de TI para 2022”, na segurança cibernética e no gerenciamento de riscos de TI, os objetivos de confidencialidade, integridade e disponibilidade ampliaram-se para privacidade, segurança, confiabilidade e capacidade de sobrevivência. Além dos líderes de segurança e gerenciamento de riscos e líderes de negócios, há outras funções de TI envolvidas nessa iniciativa.
Há um crescente reconhecimento de que as empresas existem dentro da sociedade e são responsáveis pelos resultados que produzem, bons e ruins. Cibersegurança, risco cibernético, privacidade, gestão de continuidade de negócios, resiliência, segurança corporativa devem ser co…
O emprego de técnicas e conhecimentos no gerenciamento de projetos é uma realidade nas organizações contemporâneas; o gerenciamento de projetos, feito de forma adequada, ajuda no sucesso dos resultados e diminui os riscos de projetos que não atinjam os objetivos esperados. O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia com as melhores práticas para gestão de projetos, sendo um dos mais utilizados por gerentes de projetos, além de ser reconhecido mundialmente.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito de gerenciamento de projetos, com base no PMBOK. Em seu texto, discorra sobre os seguintes processos, tratando, para cada um dele…



