Uma das técnicas mais utilizadas por peritos para a revelação de impressões digitais é a técnica do pó. Essa técnica consiste no decalque da impressão a partir de vestígios papilares, denominados impressões papilares latentes (IPL), localizados em superfícies lisas, não rugosas e não adsorventes, ou seja, em superfícies que possibilitem o emprego da técnica. A aplicação da técnica do pó é influenciada pelas características físicas e químicas do pó, do tipo de instrumento aplicador e, principalmente, pelo cuidado e pela habilidade de quem executa a atividade. As composições químicas dos pós mais utilizados nessa técnica incluem:
- o pó de dióxido de manganês: dióxido de manganês (45%), óxido de ferro (25%), negro de fumo (25%) e resina (5%);
- o pó de óxido de titânio: dióxido de titânio (60%), talco (20%) e caulim (20%).
Internet:<www.quimica.net> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, disserte a respeito:
1 das características físicas e químicas dos metais; [valor: 7,00 pontos]
2 das ligações químicas observadas nos óxidos MnO2 e TiO2, suas propriedades, NOX e distribuição eletrônica dos metais nesses compostos; [valor: 6,00 pontos]
3 das forças intermoleculares observadas nos óxidos MnO2 e TiO2. [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas

Em uma investigação criminal, a análise por difração de raios X mostrou que uma amostra de óxido de ferro, encontrada na roupa de um investigado, tinha composição Fe3O4, ao passo que o óxido de ferro encontrado na cena do crime tinha composição Fe2O3. A promotoria solicitou que a análise dessas duas amostras fosse feita por outra técnica que corroborasse os exames de raios X. Para efetuar a análise solicitada, o perito designado recebeu as duas amostras sólidas e decidiu utilizar a técnica de titulação volumétrica por dicromatometria, cujo princípio é a titulação de oxirredução do ferro, por meio da seguinte reação química: Cr2O72- + 6Fe2+ + 14H+ ÷ 2Cr3+ + 6Fe3+ + 7H2O.
Redija um texto disse…



