Considerando-se a escola como um grande espaço de reflexões e relações interpessoais mediadas pela linguagem, o ambiente social, a interação, a linguagem e a comunicação passam a representar elementos essenciais para o desenvolvimento da proposta de escolas promotoras de saúde. Nessa perspectiva, a escola constitui um local privilegiado para o trabalho, a pesquisa e a reflexão do fonoaudiólogo, profissional que, tendo a linguagem como objeto de estudo, possui um papel importante na viabilização de propostas que visem contribuir para o desenvolvimento linguístico dos alunos nas escolas, uma vez que, quanto mais a criança estiver inserida em práticas de linguagem favoráveis, melhor será o desenvolvimento de sua linguagem.
Luciana Tavares Sebastião e Gabriela dos Santos Buccini. Fonoaudiologia
infantil e família: novos caminhos para a promoção da linguagem oral
de crianças. XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, discorra sobre o papel do fonoaudiólogo nas investigações e no desenvolvimento de ações educativas na área da linguagem oral nas instituições de educação infantil.
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Texto 20A4AAA
Existe uma relação direta entre audição e aquisição de linguagem oral, ou seja, a integridade das vias auditivas é requisito para o desenvolvimento da fala e da linguagem. Portanto, a detecção precoce dos distúrbios auditivos é de fundamental importância para a prevenção de alterações no desenvolvimento infantil observadas em crianças privadas de estimulação sonora adequada nos primeiros anos de vida. Atualmente, há uma série de procedimentos para a avaliação audiológica infantil, desde metodologias comportamentais até fisiológicas e(ou) eletrofisiológicas.
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In: Pró-Fono Rev…
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