No mesmo dia em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, por unanimidade, uma resolução em que se exigia proteção para hospitais em zonas de conflito, um novo ataque, desta vez de rebeldes, atingiu uma maternidade situada em área controlada pelo governo sírio em Aleppo. De fato, a aprovação levanta uma questão embaraçosa: como esperar que os países cumpram a resolução se eles próprios são, algumas vezes, autores dos ataques? Diante de representantes das potências com poder de veto — Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China —, a presidente da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) apelou para que o conselho dê o exemplo e acusou quatro dos cinco países por bombardeios a hospitais.
O Globo, 4/5/2016, p. 28 (com adaptações).
A comunidade internacional reage condenando fortemente o teste nuclear anunciado pelo regime norte-coreano. O recente teste nuclear feito pela Coreia do Norte provocou um terremoto de 5,3 graus na escala Richter e abalou a diplomacia internacional. A explosão subterrânea, a quinta e a maior da história do país comunista, coincidiu com o 68.º aniversário de fundação da República Democrática da Coreia — nome oficial do país — e deflagrou uma onda de condenações por parte de potências ocidentais e até mesmo da China, aliada do país.
Correio Braziliense, 10/9/2016, p. 12 (com adaptações).
Ainda dizem que a história não se repete, ou se repete apenas como farsa. Pois, de certo modo, ela está se repetindo como tragédia. Que diferença existe entre os barcos de imigrantes do norte da África agora e os navios negreiros que indignaram Castro Alves? Na essência só uma, para pior. Os traficantes modernos recebem o pagamento adiantado, não na entrega da mercadoria, o que significa que a carga humana pode se perder no mar à vontade, sem prejuízo para os contrabandistas, pois já está paga. Graças a essas operações, calcula-se que em 2014 mais de dois mil refugiados tenham morrido na travessia do Mediterrâneo e, em 2015, segundo a Organização Internacional para as Migrações, já foram 1.750, um número que pode chegar a 30 mil até o fim do ano. Mesmo assim, a Europa só saiu de sua indiferença depois que um pesqueiro naufragou no canal da Sicília com cerca de 800 imigrantes que viajavam com destino à Itália.
Zuenir Ventura. Vozes d’África. In: O Globo, 25/4/2015, p. 19 (com adaptações).
Considerando o excerto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
GUERRAS, IMIGRAÇÕES E O DISCURSO NACIONALISTA
Ao elaborar seu texto, atenda ao que é solicitado nos tópicos abaixo:
1 Discorra sobre a consolidação do Estado Nacional e o modelo autoritarista. [valor: 7,00 pontos]
2 Papel da ABIN na proteção do País em caso de guerra. [valor: 7,00 pontos]
3 Guerra civil na Síria, refugiados e os fatores determinantes para as atuais correntes migratórias; [valor: 8 pontos]
4 Discursos nacionalistas internacionais, fechamento de fronteiras o combate ao terrorismo; [valor: 8 pontos]
5 Como a comunidade internacional deve atuar para combater o terrorismo? [valor: 12,00 pontos]
6 Discorra sobre a proteção internacional dos direitos humanos dos refugiados. [valor: 12,00 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



