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Q111803 | Legislação das Casas Legislativas
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2018
Órgao: CL DF - Câmara Legislativa do Distrito Federal
Cargo: Analista
30 linhas

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Texto Motivador

Nas últimas décadas, mesmo com os avanços tecnológicos que facilitaram a comunicação, muitas organizações ainda necessitam de utilizar os meios tradicionais e oficiais – comunicação escrita, para a troca de informações entre setores ou entre órgãos públicos ou privados. Esta realidade é mais evidente no setor público devido à natureza de seu processo de comunicação, em que as informações trocadas são de natureza pública e, portanto, devem ser redigidas levando em consideração uma série de aspectos legais.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade”.

Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37:

“a administração pública direta, indireta e fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…)”

Sendo a publicidade e a impessoalidade, princípios fundamentais de toda a administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

Levando em consideração o texto motivador e as regras do Manual de Redação da Presidência, siga as instruções dispostas a seguir:

1- Redija, na condição de Presidente da Câmara Legislativa do DF, um documento oficial ao Governador do Distrito Federal, orientando-o a adotar as regras do Manual de Redação da Presidência da República (MRRP) em todos os atos administrativos do Governo do DF.

2- Os demais elementos necessários à elaboração completa do ofício deverão ser incluídos pelo candidato.

Obs: Os espaços entre as partes que compõem o documento oficial devem seguir estritamente às regras do MRPR.


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