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Q111785 | Ética e Conduta Profissional
Banca: IdecanVer cursos
Ano: 2018
Questão inédita Padrão de resposta60 linhas

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No âmbito de um Processo Administrativo Disciplinar, verificou-se que o servidor público da Advocacia Geral da União (AGU), em um processo licitatório, permitiu a aquisição de computadores por preço superior ao de mercado para uma empresa de um amigo.

Tendo como base o Código de Ética Profissional do Servidor Público Decreto nº 1.171/1994 e as disposições expostas nas Leis nº 8.112/90 e 8.129/92, elabore um texto dissertativo comentando os seguintes tópicos:

  • Cite três regras Deontológicas e duas vedações aplicáveis ao servidor público federal.
  • Caracterize o ato do servidor com base na legislação e explique por que a atitude do servidor vai contra a Ética.
  • Quais as penalidades que o servidor pode sofrer no caso concreto?

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaÉtica e Conduta Profissional
BancaIdecan

No âmbito de um Processo Administrativo Disciplinar, verificou-se que o servidor público da Advocacia Geral da União (AGU), em um processo licitatório, permitiu a aquisição de computadores por preço superior ao de mercado para uma empresa de um amigo.

Tendo como base o Código de Ética Profissional do Servidor Público Decreto nº 1.171/1994 e as disposições expostas nas Leis nº 8.112/90 e 8.129/92, elabore um texto dissertativo comentando os seguintes tópicos:

  • Cite três regras Deontológicas e duas vedações aplicáveis ao servidor público federal.
  • Caracterize o ato do servidor com base na legislação e explique por que a atitude do servidor vai contra a Ética.
  • Quais as penalidades que o servidor…

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marceloarleite
marceloarleite
Inscrito
1 ano atrás

No âmbito de um Processo Administrativo Disciplinar, verificou-se que o servidor público da Advocacia Geral da União (AGU), em um processo licitatório, permitiu a aquisição de computadores por preço superior ao de mercado para uma empresa de um amigo. De acordo com as regras deontológicas presentes no Decreto nº 1.171/94, doravante Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público; O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta; A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo haver equilíbrio entre a legalidade e a finalidade. Além disso, é vedado ao servidor público o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; e fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.
Diante de tal atitude, o servidor utilizou o cargo para obter favorecimento para outrem no processo licitatório, infringindo o código de ética do servidor público. Para além da ética, o funcionário público descumpriu o estatuto do servidor público federal ao valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública, tendo que ser responsabilizado por tal ato com direito ao contraditório e ampla defesa. Não obstante isso, o servidor ainda infringiu a lei de improbidade administrativa em atos que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública.
Tendo em vista o cometimento de descumprimento legal consoante às Leis nº 8.112/90 e 8.129/92 e ao Decreto nº 1.171/94, o servidor poderá ser penalizado no limite de sua responsabilidade conforme preconiza cada normativo elencado anteriormente da seguinte forma: pena de demissão nos crimes contra a Administração Pública; perda dos bens ou …