Texto I
Ainda há brasileiros que enxergam o automóvel como um investimento, apesar de só haver custos em sua propriedade ou uso. Aliás, a aquisição é algo bastante usual por aqui.
Não por menos, a modalidade de financiamento mais comum no Brasil é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Nesse caso, os bancos financiam a aquisição do bem, que fica alienado à instituição financeira em garantia.
Outra possibilidade de pagar a prazo é o leasing – bem menos comum entre pessoas físicas, porém bem visto no mundo corporativo.
https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/vale-mais-a-pena-financiar-o-carro-porcdc-ou-leasing/
Texto II
Art. 3º. A atuação do BRB Banco de Brasília S.A. baseia-se em princípios éticos, aderentes à sua Missão, Visão e Valores, cujas estratégias são elaboradas pelos seus dirigentes e compartilhadas por todos os seus empregados e colaboradores, de forma a garantir o fortalecimento, a reputação e a integridade do Banco no mercado.
Art. 4º. No relacionamento com os diversos setores da sociedade, o BRB adota os seguintes princípios:
I – Manter a reputação de empresa sólida e confiável, buscando níveis crescentes de competitividade e rentabilidade, de forma justa, legal e transparente;
(…)
https://www.iades.com.br/inscricao/upload/249/2019050372844900.pdf
Considerando que os textos apresentados têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo ou descritivo com o seguinte tema:
Atuação do funcionário bancário na divulgação das modalidades de arrendamento mercantil (Leasing)
Na resposta, aborde necessariamente os seguintes tópicos:
- A lógica de funcionamento do arrendamento mercantil (leasing).
- As modalidades de leasing e as características de cada uma delas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!




O leasing é uma palavra estrangeira que significa arrendamento, aluguel com opção de compra no final, pois o bem pertence a instituição financeira, arrendador. O cliente é o arrendatário e tem o direito à posse ou usufruto do bem, durante o período contratual. Sem a propriedade, o cliente, não pode comercializar o bem arrendado.
As modalidades de leasing e as características de cada uma delas se inicia pelo leasing operacional também conhecido como renting, que foi a primeira forma de arrendamento mercantil. As características básicas são: a possibilidade do mesmo bem ser alugado várias vezes a diversos locatários, a dispensa da instituição financeira na operação, o valor da opção de compra devendo corresponder ao valor de mercado do bem e o arrendatário tendo a possibilidade de rescindir o ajuste a qualquer tempo.
O leasing financeiro é aquele pelo qual o arrendador adquire os bens de terceiros, com o intuito de arrendá-los ao arrendatário, por prazo certo e mediante paga de prestações periódicas, existindo, ao fim, a opção da compra, renovação contratual ou devolução do bem
O pagamento do valor residual garantido não se confunde com valor residual do bem. Por regra, não há incidência de tributos sobre o VRG. Contudo, uma eventual cobrança antecipada da parcela VRG, embutida na prestação mensal, desfigura o contrato, que passa ser uma compra e venda a prazo. VRG, na verdade, corresponde ao saldo não depreciado do bem.
A contratação das diversas modalidades de leasing no Brasil ainda é um desafio frente à larga utilização deste tipo de instrumento financeiro em países desenvolvidos. Em suma, Leasing é uma operação em que o arrendador cede a terceiro (arrendatário) o uso do bem. Tudo depende das cláusulas contratuais.