A evolução das necessidades do setor público conduz a uma nova direção para o marketing, no sentido de se considerar o atendimento ao cidadão como um aspecto positivo. A identificação dos anseios, das expectativas e necessidades das pessoas precisa ser considerada ao se desenvolver uma visão estratégica de atendimento. A concentração do foco de uma organização no cliente, o cidadão, não é apenas questão de se proclamar uma nova política, é um processo que envolve estratégias, sistemas, prioridades, atitudes e comportamentos — resumindo: a cultura da organização.
L. A. S. Saraiva e L. G. F. Capelão. A utilização do marketing como estratégia de melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão: um estudo de caso sobre a perspectiva organizacional na esfera pública. In: Revista Interdisciplinar de Marketing. Vol. 1, n.º 3, jan./2015, p. 54 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do marketing no setor público. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
< Explique como o conhecimento dos anseios e das necessidades do cidadão facilita a construção de uma visão de marketing para o setor público. [valor: 13,00 pontos]
< Discorra sobre técnicas e ferramentas de marketing que poderiam contribuir para a melhoria do setor público. [valor: 15,00 pontos]
< Tendo como referência a missão da TELEBRAS de “fornecer soluções de telecomunicações que contribuam para o desenvolvimento e para a redução das desigualdades, de forma sustentável e com um elevado padrão de qualidade”, explique como essa missão se relaciona com o conceito e as atividades de marketing. [valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Liderança denota um processo que influencia as atividades individuais e de grupos para que estas atinjam o resultado esperado e representa uma competência de caráter relacional baseada no exercício da influência. A regra é fazer com que o desejo, o interesse e o ânimo no outro seja despertado, a fim de que as pessoas adotem comportamentos ou cumpram tarefas, procurando atingir os objetivos da empresa, especialmente os expostos como de bem comum.
Os líderes são pessoas que influenciam o processo de mudança, por sua atitude de fazer as coisas acontecerem. São responsáveis pela coleta e junção das energias de um grupo para a conquista e superação de desafios, e capazes de perceber a necessidade…
Em uma reunião entre dirigentes de determinado órgão público, o setor de gestão de processos e de gestão de projetos foram convocados. Foi informado que a gestão e o controle de processos e projetos desempenham um papel fundamental na administração de corporações e na busca pela eficiência dessas organizações. Essa prática envolve a coordenação de recursos, o monitoramento do progresso e a implementação de estratégias para atingir metas e objetivos predefinidos.
Ao final da reunião, a Alta Administração solicitou que ambos os setores (gestão de processos e projetos) trabalhassem para desenvolver indicadores de desempenho (KPIs).
Considerando a situação hipotética acima, redija um texto resp…
Tribunal prepara metodologia para medir relação entre gasto público e evolução da pobreza
Objetivo é avaliar a eficiência da despesa orçamentária e seu impacto na melhoria das condições de vida dos menos favorecidos
Por Secom
13/06/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Oxford Poverty and Human Development Initiative (em português, Iniciativa de Oxford sobre Pobreza e Desenvolvimento Humano – OPHI), trabalha no desenvolvimento de metodologia para aferir a relação entre o gasto orçamentário e a evolução da pobreza de forma multidimensional. O projeto tem duas etapas, sendo a primeira nacional e a segunda em conjunto com outras instituições superiores de controle (IS…



