A população de 41 mil habitantes aguarda ansiosamente por uma resolução no caso de pedido de impeachment do prefeito do município de Blumenau situado no estado do Santa Catarina. Desde janeiro de 2019 o prefeito realiza seu trabalho no município. Apesar de ser um ano atípico devido ao estado de calamidade pública, o ano de 2020 sinaliza algumas melhorias no município, como: reformas em todas as escolas públicas da cidade.
Há alguns meses o Tribunal de Contas de Santa Catarina sinalizou em relatório preliminar das contas do município alguns fatos que podem se desdobrar negativamente para a população de Blumenau/SC e para o próprio mandato do prefeito, pois o Presidente da Câmara dos Vereadores deseja acolher denúncia-crime e iniciar processo de impeachement a partir desse relatório.
Os achados foram os seguintes:
1) O prefeito necessitou de recursos adicionais para viabilizar gasto público nas reformas das escolas do município, cuja destinação não havia sido prevista no orçamento inicial. Para tanto, solicitou a abertura de crédito adicional. Ao avaliar os recursos disponíveis, deparou-se com os seguintes dados:
a) de uma receita prevista, até o mês de agosto, de R$140.000,00, já haviam sido arrecadados R$180.000,00, mas estimou-se que, no restante do exercício, deixariam de ser arrecadados R$20.000,00;
b) já havia sido aberto um crédito extraordinário de R$7.000,00;
c) o balanço patrimonial do exercício anterior apresentou R$12.000,00 no passivo e R$25.000,00 de superávit financeiro;
d) está sendo reaberto um crédito especial de R$15.000,00, autorizado no mês de outubro do exercício anterior;
e) obteve-se um empréstimo de R$10.000,00 para fazer face a novas despesas;
f) R$1.000,00, em dotações não mais utilizáveis, foram anulados.
O prefeito fez pedido de crédito adicional de 30 mil reais. Este crédito não foi até agora autorizado pelo Legislativo.
2) A relação entre receita corrente líquida e despesa com pessoal foi apresentada no seguinte quadro:
| ANO | RCL | Despesas Executivo | Despesas Legislativo |
| 2010 | 550.000,00 | 251.000,00 | 31.000,00 |
| 2011 | 579.500,00 | 269.000,00 | 36.000,00 |
| 2012 | 599.000,00 | 320.000,00 | 36.500,00 |
| 2013 | 695.000,00 | 380.000,00 | 34.000,00 |
| 2014 | 735.900,00 | 420.000,00 | 40.500,00 |
| 2015 | 821.000,00 | 431.000,00 | 42.000,00 |
| 2016 | 910.000,00 | 449.600,00 | 46.000,00 |
| 2017 | 935.000,00 | 482.000,00 | 51.000,00 |
| 2018 | 1.105.000,00 | 527.000,00 | 49.000,00 |
| 2019 | 1.395.000,00 | 709.000,00 | 59.500,00 |
| 2020 | 1.500.000,00 | 785.000,00 | 68.000,00 |
3) O prefeito não divulgou os Relatórios de Gestão Fiscal quadrimestralmente.
Diante dos fatos, redija um relatório técnico sobre a referida situação hipotética no município de Blumenau/SC. Seu parecer deve contemplar, necessariamente, os seguintes elementos:
1) Quais são os tipos de crédito adicionais possíveis? Que tipo de crédito adicional poderá ser aberto? [Valor: 7,00 pontos]
2) Quais são as fontes possíveis para o crédito adicional e o valor máximo que poderá ser aberto para o caso? [Valor: 7,00 pontos]
3) O gasto de pessoal ultrapassou os limites máximos municipais segundo a LRF? [Valor: 7,00 pontos]
4) O que o município deve fazer quando o limite prudencial é ultrapassado? [Valor: 7,00 pontos]
5) Quais são os instrumentos de transparência da gestão fiscal de acordo com a LRF? [Valor: 7,00 pontos]
6) Qual a consequência para o município uma vez que o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) não está sendo divulgado quadrimestralmente? [Valor: 7,00 pontos]
7) Diante do quadro fiscal, sob qual motivação o impeachement do prefeito pode se basear para o prosseguimento da denúncia? [Valor: 5,50 pontos]
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