Um grande evento esportivo envolvendo diversas modalidades será realizado na cidade dentro de um mês. Participarão dos jogos mais de cinco mil atletas de 42 países, e as grandes promessas de medalha para o Brasil estão no vôlei de praia feminino, no basquete masculino, na ginástica olímpica, na natação e no futebol feminino e masculino. Todas as competições nessas modalidades serão transmitidas ao vivo por canais de TV aberta, o mesmo devendo ocorrer com a cerimônia de abertura, à qual estarão presentes autoridades nacionais e internacionais, entre elas, a presidenta da República, ministros de Estado e governadores. O show principal contará com a presença de renomados artistas do país.
Com base na situação hipotética acima apresentada, elabore, na condição de chefe de reportagem de uma agência pública de notícias, o planejamento da cobertura do evento, levando em conta que, nessa agência, trabalham trinta jornalistas, cinco deles na editoria de esporte, além de sete fotógrafos.
Ao elaborar esse planejamento, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- questões do planejamento a serem resolvidas nos meses que antecedem o evento; [valor: 13,00 pontos]
- pautas de maior destaque antes e durante o evento e modo de execução da cobertura jornalística; [valor: 12,50 pontos]
- organização da equipe para a cobertura do evento. [valor: 12,50 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que a organização passa para determinado público. Nas empresas, não basta que a imagem seja boa; ela tem que ser competitiva. Cabe à comunicação cuidar da imagem/identidade da instituição, que é o mais valioso patrimônio de uma corporação. A comunicação é responsável pela construção dessa imagem/identidade, em ações dirigidas ao público interno e(ou) ao público externo, visando a relações frutíferas com os públicos estratégicos da organização.
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito das estratégias que um profissional de assessor…
Com o advento das mídias eletrônicas, jornais e revistas precisaram encontrar formas de se fazerem úteis, já que o público tem acesso imediato às informações sobre o que se passa no mundo e não precisa esperar por uma edição em papel que estará disponível muitas horas mais tarde. Um caminho que tem sido explorado é o da interpretação dos fatos para agregar algum valor à notícia publicada pelo jornal ou pela revista. Surge o gênero interpretativo, que apresenta texto construído com o propósito de interpretar um fato, mesclando notícia e análise.
Em outro ponto está o jornalismo investigativo, gênero que procura descobrir e contar a todos aquilo que se está tentando esconder da opinião pública…
Redija um texto dissertativo a respeito da importância do jornalismo na cobertura e difusão de notícias relacionadas a desastres naturais e socioambientais. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 o lugar do jornalismo no mundo atual, na cobertura de eventos como guerras, tragédias e desastres naturais e socioambientais; [valor: 8,50 pontos]
2 o jornalista e seu compromisso com a sociedade, expresso nas premissas de objetividade e imparcialidade e na missão de formar, informar e entreter; [valor: 10,00 pontos]
3 dois exemplos de valores-notícia que justificam a presença constante do assunto cheias-inundação-chuvas no noticiário. [valor: 10,00 pontos]



