O Tribunal de Contas de determinado Estado da Federação (TCE/X) conta com algumas vagas de função gratificada a serem preenchidas por seus servidores, constantes do banco de talentos da entidade. Em experiências passadas, alguns servidores ocupantes dessas funções confundiam seus interesses pessoais com o interesse público e, na ânsia de obtenção de privilégios, acabavam por prejudicar o bom andamento da gestão pública. TCE/X vem buscando aprimorar a modernização de sua gestão, visando o alcance das características da administração pública gerencial. Para auxiliar na busca pelos candidatos adequados ao preenchimento das vagas, o referido departamento deseja elaborar questionamentos que subsidiem a avaliação das perspectivas dos candidatos quanto às formas de administração e de sua conduta pessoal em relação aos interesses públicos.
Considerando que está concorrendo a uma das vagas, responda ao que se pede a seguir:
- escreva as características do modelo de administração pública burocrática e discorra a respeito das desvantagens desse modelo.
- Discorra sobre os conceitos de governança e de accountability na gestão pública e sobre a relação desses temas com o papel exercido pelos tribunais de contas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
O Projeto de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás – PMQ/TCE, é um programa que tem como objetivo agilizar e tornar mais eficaz os serviços prestados pelo TCE. Segundo dados do projeto, as ações programadas seriam:
a) reunião para análise crítica dos resultados;
b) mediação e avaliação dos resultados obtidos;
c) realização de auditoria externa por organismo independente para certificação do sistema de gestão implementado com base na NBR ISO 9001:2000;
d) qualificação do comitê da qualidade para atuar na melhoria dos processos e como multiplicador;
e) realização de auditorias da qualidade a fim de verificar a conformidade do programa;
f) implantação de um sistema …
Após a realização de detalhado diagnóstico acerca das dificuldades na gestão dos projetos desenvolvidos em determinado órgão público, verificou-se que cada unidade funcional desse órgão adotava uma metodologia diferente para a administração de seus projetos (formulação, execução, acompanhamento e avaliação), o que ocasionava diversos problemas de comunicação e integração de informações necessárias para a sustentação do processo decisório e a produção de relatórios gerenciais, concluindo-se que uma das principais razões para as dificuldades enfrentadas consistia na ausência sistemática de uma metodologia que levasse em consideração um grupo de processos básicos de gerenciamento de projetos, b…
Com vistas a prever o futuro e organizar seus programas e projetos, um órgão público contratou uma consultoria de destaque na área privada para realizar seu planejamento estratégico.
Durante o processo de elaboração do planejamento estratégico, membros da alta cúpula do órgão foram ouvidos pela consultoria, em separado e em alguns momentos, devido às dificuldades de agenda. Outra dificuldade adicional residia no fato de que havia um grupo que acreditava nos benefícios do planejamento estratégico e outro grupo que acreditava que planejar e fazer eram processos antagônicos.
Em todo caso, os membros da alta cúpula ouvidos esporadicamente eram reconhecidos como os servidores que pensavam o plane…



