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Ano
Nível de escolaridade
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Q110237 | Educação Física
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2017
Órgao: Pref SL - Prefeitura Municipal de São Luís
Cargo: Professor de Nível Superior - Pref SL

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A educação física, em seu trajeto histórico, percorreu diversas fases, com diferentes pensamentos influenciados pelo contexto, ou seja, a educação física manteve relações profundas com o pensamento político-ideológico de cada época. Da mesma maneira, a educação física escolar enquanto disciplina refletiu o pensamento vigente de cada época, tendo sua prática pedagógica, seus objetivos, estratégias e discursos se transformado conforme a política adotada.

Também em práticas como a capoeira (manifestação popular afro-brasileira) encontram-se muitas transformações/ressignificações decorrentes do sistema político: a capoeira escrava, no século XVII e XVIII, a marginalização, no século XVIII, a proibição, em 1888, a liberação da prática, em 1932, a criação da capoeira regional, na década de 30, a capoeira-esporte, a criação da Confederação, em 1992.

Laércio Iório e Suraya Darido. Educação Física, capoeira e educação física escolar: possíveis relações.
In: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 4, n.º 4, 2005 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca dos conteúdos da educação física escolar, abordando os seguintes aspectos:

1 os conteúdos da educação física ao longo da história; [valor: 3,00 pontos]

2 as dimensões dos conteúdos; [valor: 3,00 pontos]

3 a capoeira como conteúdo da educação física. [valor: 3,50 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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