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Q110226 | Auditoria Governamental e Controle e Direito Administrativo
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021
Órgao: TC-DF - Tribunal de Contas do Distrito Federal
Cargo: Auditor de Controle Externo - TC-DF
Padrão de resposta Resolução em texto Peça Técnica/Prática50 linhas Resolução de Aluno +90%

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Em determinada auditoria do TCDF, realizada no exercício de 20×2, para dar cumprimento a um monitoramento e avaliar o desempenho da unidade jurisdicionada ABC Socialização, foram identificados os seguintes achados, que constam no Processo n.º 753/20×1 – TCDF, Decisão n.º 009/20×1 – TCDF.

• Em razão da exoneração do Sr. João em 1/1/20×1 (fls. 45-47), chefe do setor de patrimônio e almoxarifado, o Sr. Paulo, chefe do setor de licitações e contratos, que acumulava também a chefia dos setores de contabilidade e financeiro, foi nomeado para a chefia daquele setor de patrimônio e almoxarifado, pela Portaria n.º 1/20×1 – SG (fl. 48), publicada no Diário Oficial de 2/1/20×1. O Sr. Paulo ficou responsável pelas referidas chefias durante todo o exercício de 20×1.

• Foi realizada a contratação de refeições prontas para os internos da referida unidade, para o período de 1/1/20×1 a 31/12/20×1, conforme o contrato n.º 3/20×1 – SG (fls. 77-89). Os preços contratados por refeição foram de R$ 18, no caso de café da manhã e jantar, e de R$ 29, no caso de almoço. Na entidade auditada, estavam registrados 38 internos durante todo o exercício de 20×1, conforme registros em fichas de entrada e saída do período (fls. 93-117). A nota de empenho n.º 324/20×1 (fl. 388), de 5/1/20×1, foi no valor de R$ 1.303.780, referente ao consumo de refeições previsto no exercício, tendo sido liquidado e pago ao final do exercício o valor de R$ 1.200.850 (fls. 389-405). As notas fiscais acostadas ao processo (fls. 406-430) somaram o montante de R$ 1.543.950, tendo sido devidamente atestadas pelos fiscais do contrato.

• Na entidade, estava em aberto item em monitoramento da auditoria anterior, que havia recomendado a implementação de política e metodologia de gestão de riscos. Não foi apresentada nenhuma evidência de atendimento dessa recomendação de auditoria.

Em resposta à nota de auditoria n.º 1/20×2 da equipe de auditoria (fls. 05-06), a entidade auditada informou que não existiam normativos com os requisitos específicos para ocupação das chefias dos setores de contabilidade, financeiro, licitações e contratos, patrimônio e almoxarifado. Informou, ainda, que a acumulação de funções ocorreu em razão da falta de pessoal especializado e da não realização de concurso público para renovação dos quadros da entidade, que possuía reduzido contingente de pessoal havia mais de 10 anos. A auditada informou que havia feito 8 pedidos de realização de concursos para essa finalidade (fls. 455-488), mas que tais pedidos foram negados pela administração central, por falta de orçamento e limite para despesa de pessoal.

Em resposta (fls.11-16) à nota de auditoria n.º 2/20×2 da equipe de auditoria (fls. 07-08), não foram apresentadas justificativas para a divergência de valores de empenho, liquidação, pagamento e notas fiscais atestadas. Além disso, não foi apresentada justificativa para notas atestadas a maior pelos fiscais. Em circularização na data de 5/6/20×2 (fls. 11-15), junto ao órgão de fazenda pública, verificou-se, a partir das notas fiscais apresentadas, que a nota fiscal n.º 0B1 (fl. 16), de 2/12/20×1, no valor de R$ 112.800, não estava declarada nem registrada naquele órgão. Também não foi apresentada justificativa para este último fato.

Em entrevista, todos os internos residentes da entidade auditada informaram que receberam da entidade três refeições ao dia, durante os 365 dias do exercício (fls. 322-359).

Em resposta (fls. 17-18) à nota de auditoria n.º 3/20×2 da equipe de auditoria (fls. 09-10), foi informado pela auditada que o item de monitoramento não havia sido atendido em razão da falta de pessoal especializado e da não realização de concurso público para renovação dos quadros da entidade, que possuía reduzido contingente de pessoal havia mais de 10 anos.

Todos os fatos e documentos mencionados anteriormente constam do Processo n.º 753/20×1 – TCDF. A auditoria foi realizada no período de 3/3/20×2 a 8/7/20×2.

Com base na situação hipotética apresentada anteriormente, redija, nos termos do Manual de Redação Oficial do TCDF (2.ª edição), aprovado pela Decisão Administrativa n.º 37/2014, um relatório de auditoria a respeito dos achados apresentados. Ao elaborar seu relatório, faça, necessariamente, o que se pede a seguir.

1 Atenda à apresentação e à estrutura de um relatório de auditoria do TCDF. [valor: 5,00 pontos]

2 Faça a análise dos controles internos constatados na entidade auditada, à luz da governança no setor público, do COSO I e do COSO II – ERM (Enterprise Risk Management), [valor: 8,00 pontos] e a análise do contrato de fornecimento de refeições [valor: 8,00 pontos].

3 Apresente as conclusões e sugestões do relatório. [valor: 7,50 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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