Imagine que você seja um agricultor do interior de São Paulo que produz soja. Como toda sua renda vem da venda da soja, você se empenha para tornar a sua terra o mais produtiva possível.
Você acompanha as condições de clima e do solo, verifica sinais de pragas e doenças, também estuda os últimos avanços da tecnologia agrícola. A fórmula do negócio é simples: quanto mais você cultiva mais terá para vender após a colheita e, consequentemente, sua renda e seu padrão de vida serão mais elevados.
Um dia, a Universidade de Campinas (UNICAMP) anuncia uma grande descoberta. Pesquisadores do departamento de agronomia desenvolveram um novo tipo de soja hibrida que aumenta em 20% a produção por hectare cultivado.
Considerando as ideias precedentes e as curvas de oferta, demanda e elasticidade responda às seguintes questões:
- Examine e descreva como a introdução da soja híbrida age na curva de oferta e age na curva de demanda
- Qual é a elasticidade da demanda para soja? Após a descoberta científica quais os efeitos no mercado?
- Quem acaba saindo beneficiado dos avanços tecnológicos como o desse caso: agricultores ou sociedade/consumidores?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O que são Criptomoedas: guia completo
Criptomoedas são moedas digitais que utilizam a criptografia para proteger seus dados, criar novas unidades e confirmar suas transações, através de cálculos realizados por super computadores interligados (nodes ou nós) na rede blockchain de forma descentralizada. Um exemplo de criptomoeda mais conhecida é o Bitcoin (BTC).
Além do fato de serem completamente virtuais, existem três características básicas que diferenciam as criptomoedas das moedas comuns: a descentralização, o anonimato e o baixo custo por transação. […]
Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/criptomoedas/
Com base na dinâmica da moeda na sociedade, responda o que se pede a seguir, adot…
A queda de riqueza e a pandemia do coronavírus no Brasil
No início do ano de 2020 a economia apresentava sinais de retomada econômica. Após dados fracos de atividade no último trimestre de 2019, os meses de janeiro e fevereiro foram marcados por bons resultados nos indicadores de arrecadação, mercado de trabalho e atividade. O aumento médio dos postos de trabalho formal foi de quase 170 mil no primeiro bimestre.
Entretanto, a partir da segunda quinzena de março, a pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas sanitárias de combate acabaram por interromper a retomada, levando a uma queda brusca e acentuada da atividade no final do primeiro trimestre.
Diante do quadro abaixo, perceba…
Com a aplicação do regime de metas de inflação (1999), assegurar o poder de compra da moeda tem sido o principal objetivo da política monetária adotada pelo Banco Central. A importância atual da taxa de juros básica (Selic) é a principal demonstração dessa assertiva. Baseando-se nisso, responda:
a) Quais são os instrumentos clássicos de política monetária do Banco Central?
b) Explique cada um deles, inclusive a forma de controle da oferta monetária.



