Em análise das contas do Poder Executivo da União, realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foram verificadas as seguintes situações:
- Ao final do segundo bimestre de exercício da LOA, constatou-se que as receitas efetivamente arrecadadas foram inferiores às projetadas na LOA e que não será atingida a meta de resultado primário definida na LDO.
- O presidente do Poder Executivo encaminhou determinação de contingenciamento despesas ao Presidente do TCU.
- O Relatório de Gestão Fiscal, publicado no final do 1º quadrimestre, apresentava gastos com pessoal superiores de 41% da receita corrente líquida.
Considerando a situação hipotética acima, redija um parecer acerca do tema:
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: INSTRUMENTOS DE EQUILÍBRIO DOS GASTOS PÚBLICOS.
No seu texto, aborde necessariamente os seguintes tópicos:
- Objetivos da LRF na responsabilidade da gestão fiscal. [Valor: 15,00 pontos]
- Medidas que devem ser adotadas pelo Poder Executivo relacionas ao déficit de arrecadação apontado na análise do TCU. [Valor: 20,00 pontos]
- Regras para contingenciamento da despesa, levando em consideração o caso concreto. [Valor: 20,00 pontos]
- Limite de gastos do Poder Executivo Federal com despesa de pessoal e, se necessárias, medidas a serem adotadas pelo Poder Executivo para adequar o limite de gatos. [Valor: 40,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo a respeito dos estágios da Despesa Pública. Ao elaborar seu texto cite quais são os estágios da despesa, em que momento e em qual ordem eles ocorrem.
O Poder Executivo de determinado município apresenta projeto de lei prevendo a outorga de isenção fiscal no IPTU em caráter não geral. O Poder Executivo municipal aponta que haverá aumento de arrecadação devido ao ingresso de novos fiscais através de concurso público prestes a ser realizado, por isso, a ação é importante para manter o equilíbrio de suas contas e compensar o valor que deixará de ser arrecadado por conta da desoneração.
Tendo como base a situação descrita acima, responda de forma fundamentada ao que se pede a seguir:
- Discorra sobre o papel dos Tribunais de Contas na fiscalização da gestão fiscal, citando exemplos de ações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. [valor: 1…
Durante uma auditoria de regularidade na Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizada em janeiro de 20×2, a equipe de fiscalização do Tribunal de Contas constatou os seguintes fatos, todos registrados como restos a pagar processados em 20X1:
I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 e pagos em janeiro de 20X2.
II Medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1, mas recebidos e pagos em janeiro de 20X2.
III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 e pagos também em dezembro de 20X1.
Ademais, embora não fosse o escopo inicial da auditoria, foi encontrado mais um fato:
IV as despesas relativas ao décimo terceiro salário dos servidores foram registradas como…



