Imposto sobre carbono, o mais eficaz para lutar contra a poluição
O imposto sobre o carbono, fixado em cerca de US$ 70 por tonelada de CO2 emitido, é o instrumento mais eficaz para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI) em um relatório publicado em maio de 2019
O acordo de Paris, adotado em dezembro de 2015 por quase 200 países, procura limitar o aumento das temperaturas globais a 2°C em comparação à era pré-industrial.
“A meta de 2° C exigiria a redução das emissões de carbono em um terço até 2030 e um imposto mundial de emissões de cerca de 70 dólares por tonelada”, escreveu Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, em um texto comum com Vitor Gaspar, responsável pelos assuntos orçamentários do Fundo.
Segundo eles, há “um consenso cada vez mais amplo” sobre o fato de que o imposto sobre o carbono, destinado a reduzir os combustíveis fósseis e suas emissões poluentes, é “o instrumento de mitigação mais eficaz”.
Essa taxa permite reduzir o consumo de energia, mobilizar financiamento privado e promover o uso de energias mais limpas, segundo o FMI.
“Também oferece mais receitas necessárias”, diz a agência, ressaltando que o dinheiro pode ser usado para reorientar as finanças públicas para apoiar um crescimento sustentável compartilhado pelo maior número de países.
Em seu relatório, o FMI indica que na China, o país mais poluidor do planeta, na Índia e na África do Sul, uma taxa de carbono de apenas 35 dólares reduziria as emissões de gases do efeito estufa em 30%, já que esses estados recorrem intensivamente ao carvão, uma energia muito pouco limpa.
Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/afp/2019/05/03/imposto-sobre-carbono-o-mais-eficaz-para-lutar-contra-a-poluicao.htm
Considerando o texto motivador acima e o tema externalidades, redija um texto que apresente necessariamente as respostas para as seguintes questões:
- Conceitue externalidade, cite quais os dois tipos de externalidade, exemplificando-as.
- Quais são as duas principais medidas para levar as externalidades para o ótimo social, exemplifique-as como podem ser implantadas no caso de uma fábrica poluidora?
- O que diz o Teorema de Coase e qual a principal barreira para que ele não seja implementado com mais frequência?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No início de 2013, os principais países desenvolvidos defrontavam-se com baixas taxas de crescimento do PIB real e elevadas taxas de desemprego. Na ocasião, o economista Paul Krugman fez o seguinte diagnóstico da conjuntura econômica e das dificuldades para reativar as economias nesses países
[…] os Estados Unidos, Japão e principais países da Zona do Euro estão diante da armadilha da liquidez. Como as taxas de juros já se encontram próximas de zero, os investidores terão sempre a opção de reter moeda.
Com base no modelo IS-LM para uma economia fechada e na situação narrada:
- Explique o conceito de Armadilha da Liquidez, caracterizando as variáveis envolvidas e a abordagem gráfica do m…
O Governador do Estado de São Paulo criou uma taxa para ser cobrada dos estabelecimentos localizados em áreas de alto índice de criminalidade. O valor do tributo seria destinado para melhorias do Polícia Militar do Estado.
Ademais, a concessionária de energia, queria instituir tarifa para a cobrança do serviço de fornecimento de água no estado. Todavia, foi alertada por um parlamentar estadual que a cobrança deveria ser realizada por meio de taxa.
Diante do exposto, redija um texto dissertativo, que responda, de maneira fundamentada, aos questionamentos a seguir.
- Cite as diferenças entre taxa e tarifa.
- A taxa criada pelo Governador é Constitucional? Explique.
- Mencione se a concessi…
Imagine que você seja um agricultor do interior de São Paulo que produz soja. Como toda sua renda vem da venda da soja, você se empenha para tornar a sua terra o mais produtiva possível.
Você acompanha as condições de clima e do solo, verifica sinais de pragas e doenças, também estuda os últimos avanços da tecnologia agrícola. A fórmula do negócio é simples: quanto mais você cultiva mais terá para vender após a colheita e, consequentemente, sua renda e seu padrão de vida serão mais elevados.
Um dia, a Universidade de Campinas (UNICAMP) anuncia uma grande descoberta. Pesquisadores do departamento de agronomia desenvolveram um novo tipo de soja hibrida que aumenta em 20% a produção por hectare…



