Imposto sobre carbono, o mais eficaz para lutar contra a poluição
O imposto sobre o carbono, fixado em cerca de US$ 70 por tonelada de CO2 emitido, é o instrumento mais eficaz para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI) em um relatório publicado em maio de 2019
O acordo de Paris, adotado em dezembro de 2015 por quase 200 países, procura limitar o aumento das temperaturas globais a 2°C em comparação à era pré-industrial.
“A meta de 2° C exigiria a redução das emissões de carbono em um terço até 2030 e um imposto mundial de emissões de cerca de 70 dólares por tonelada”, escreveu Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, em um texto comum com Vitor Gaspar, responsável pelos assuntos orçamentários do Fundo.
Segundo eles, há “um consenso cada vez mais amplo” sobre o fato de que o imposto sobre o carbono, destinado a reduzir os combustíveis fósseis e suas emissões poluentes, é “o instrumento de mitigação mais eficaz”.
Essa taxa permite reduzir o consumo de energia, mobilizar financiamento privado e promover o uso de energias mais limpas, segundo o FMI.
“Também oferece mais receitas necessárias”, diz a agência, ressaltando que o dinheiro pode ser usado para reorientar as finanças públicas para apoiar um crescimento sustentável compartilhado pelo maior número de países.
Em seu relatório, o FMI indica que na China, o país mais poluidor do planeta, na Índia e na África do Sul, uma taxa de carbono de apenas 35 dólares reduziria as emissões de gases do efeito estufa em 30%, já que esses estados recorrem intensivamente ao carvão, uma energia muito pouco limpa.
Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/afp/2019/05/03/imposto-sobre-carbono-o-mais-eficaz-para-lutar-contra-a-poluicao.htm
Considerando o texto motivador acima e o tema externalidades, redija um texto que apresente necessariamente as respostas para as seguintes questões:
- Conceitue externalidade, cite quais os dois tipos de externalidade, exemplificando-as.
- Quais são as duas principais medidas para levar as externalidades para o ótimo social, exemplifique-as como podem ser implantadas no caso de uma fábrica poluidora?
- O que diz o Teorema de Coase e qual a principal barreira para que ele não seja implementado com mais frequência?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No começo de outubro de 2019, o poder executivo com ajuda do Banco Central enviou um PL (Projeto de Lei – No 5.387) à Câmara dos Deputados, com o propósito de instituir um novo marco legal ao mercado cambial brasileiro. Entre várias medidas de desburocratização e simplificação, existe a proposta de permitir abrir conta em moeda estrangeira, empresas financeiras como fintechs e startups, além de pessoas físicas residentes e não residentes no país.
Explique sobre os possíveis impactos macroeconômicos, caso ocorra aprovação do Projeto de Lei na sua forma original.
A queda de riqueza e a pandemia do coronavírus no Brasil
No início do ano de 2020 a economia apresentava sinais de retomada econômica. Após dados fracos de atividade no último trimestre de 2019, os meses de janeiro e fevereiro foram marcados por bons resultados nos indicadores de arrecadação, mercado de trabalho e atividade. O aumento médio dos postos de trabalho formal foi de quase 170 mil no primeiro bimestre.
Entretanto, a partir da segunda quinzena de março, a pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas sanitárias de combate acabaram por interromper a retomada, levando a uma queda brusca e acentuada da atividade no final do primeiro trimestre.
Diante do quadro abaixo, perceba…
Com a aplicação do regime de metas de inflação (1999), assegurar o poder de compra da moeda tem sido o principal objetivo da política monetária adotada pelo Banco Central. A importância atual da taxa de juros básica (Selic) é a principal demonstração dessa assertiva. Baseando-se nisso, responda:
a) Quais são os instrumentos clássicos de política monetária do Banco Central?
b) Explique cada um deles, inclusive a forma de controle da oferta monetária.



