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Q106880 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: FuvestVer cursos
Ano: 2014
Órgao: USP - Universidade de São Paulo

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Na verdade, durante a maior parte do século XX, os estádios eram  lugares onde os executivos empresariais sentavam se lado a lado com  os  operários,  todo  mundo  entrava nas mesmas filas para comprar  sanduíches  e  cerveja,  e  ricos e pobres igualmente  se molhavam  se  chovesse.  Nas  últimas  décadas, contudo,  isso  está mudando. O  advento de camarotes especiais, em geral,acima do campo,separam os abastados e privilegiados das pessoas comuns nas arquibancadas mais  embaixo.  (…) O desaparecimento  do convívio entre  classes sociais  diferentes, outrora vivenciado nos estádios, representa uma perda  não só para os que olham de baixo para cima,mas também para os que olham de cima para baixo.
 

Os estádios são um caso exemplar, mas não único. Algo semelhante vem acontecendo na sociedade americana como um todo, assim como em outros países. Numa época de crescente desigualdade, a “camarotização” de tudo significa que as pessoas abastadas e as de poucos recursos levam vidas cada vez mais separadas. Vivemos, trabalhamos, compramos e nos distraímos em lugares diferentes. Nossos filhos vão a escolas diferentes. Estamos falando de uma espécie de “camarotização”  da  vida social. Não é bom  para a democracia nem  sequer  é uma  maneira satisfatória de levar a vida.

Democracia não quer dizer igualdade perfeita, mas de fato exige  que os cidadãos compartilhem uma vida comum. O importante é que pessoas  de  contextos  e  posições  sociais  diferentes  encontrem se  e  convivam na vida cotidiana, pois é assim que aprendemos a negociar  e a respeitar as diferenças ao cuidar do bem comum.

Michael J. Sandel. Professor da Universidade Harvard.  O que o dinheiro não compra. Adaptado.
 
Comentário do Prof. Michael J. Sandel referente à afirmação de que, no Brasil, se teria produzido uma sociedade ainda mais segregada do que a norte americana.

O maior erro é pensar que serviços públicos são apenas para quem não  pode pagar por coisa melhor. Esse é  o  início da destruição  da ideia do bem comum. Parques,  praças e transporte público precisam ser tão  bons aponto de que todos queiram usá-los, até  os  mais ricos. Se a escola  pública é  boa, quem pode pagar uma particular vai preferir que seu filho fique na pública, e assim teremos uma base política para defender  a qualidade da escola  pública. Seria  uma  tragédia se  nossos espaços  públicos  fossem shopping  centers,  algo  que  acontece  em vários  países,  não  só no Brasil. Nossa identidade ali é de consumidor, não de cidadão.

Entrevista. Folha de S. Paulo,  28/04/2014. Adaptado.

 
[No Brasil,com o aumento da presença de classes populares em centros de compras,aeroportos, lugares turísticos etc., é crescente a tendência dos mais ricos a segregar se em espaços exclusivos, que marquem sua  distinção  e superioridade.] (…) Pode ser que o fenômeno “camarotização”,  isto  é,  a  separação  física  entre classes sociais, prospere para muitos outros setores. De repente, os supermercados poderão ter ala VIP, com entrada independente, cuja acessibilidade, tacitamente, seja decidida pelo limite do cartão de crédito.

Renato de P. Pereira. www.gazetadigital.com.br,06/05/2014.[Resumido] e adaptado.

Até  os  anos de 1960, a escola pública que eu conheci, embora existisse em menor número, tinha  boa qualidade e era um espaço animado de convívio de classes sociais diferentes.Aprendíamos muito, uns com os  outros,  sobre  nossas  diferentes  experiências  de  vida,  mas,  em geral, nos  sentíamos  pertencentes  a  uma  só sociedade, a um mesmo país e a uma mesma cultura, que era de todos. Por isso, acreditávamos que teríamos,  também, um futuro em comum. Vejo com tristeza que hoje se estabeleceu o contrário: as escolas passaram a  segregar os diferentes estratos sociais. Acho que a perda cultural foi imensa e as consequências, para a vida  social, desastrosas.


Trecho do testemunho de um professor universitário sobre a Escola Fundamental e Média em que estudou.
 
Os  três primeiros  textos aqui reproduzidos referem-se à “camarotização”  da  sociedade   nome  dado  à  tendência  a  manter  segregados os diferentes estratos  sociais.  Em  contraponto, encontra se  também  reproduzido um testemunho, no qual se recupera a experiência de um período em que, no Brasil, a tendência era outra.

Tendo em conta as sugestões desses textos, além de outras informações que julgue relevantes, redija uma  dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia.

Instruções:

– A redação deve ser uma dissertação, escrita de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

-Escreva no mínimo, 20 linhas, com letra legível. Não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.

-Dê um título a sua redação.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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