Os pneus das aeronaves devem ser capazes de resistir a impactos muito intensos no pouso e bruscas alterações de temperatura. Esses pneus são constituídos de uma câmara de borracha reforçada, preenchida com o gás nitrogênio (N2) a uma pressão típica de 30 atma 27 ºC. Para a confecção dessa câmara, utiliza- se borracha natural modificada, que consiste principalmente do poli -isopreno, mostrado a seguir:
Em um avião, a temperatura dos pneus, recolhidos na fuselagem, era 13 oC durante o voo. Próximo ao pouso, a temperatura desses pneus passou a ser 27 ºC, mas seu volume interno não variou.
a) Qual é a pressão interna de um dos pneus durante o voo? Mostre os cálculos.
b) Qual é o volume interno desse mesmo pneu, em litros, dado que foram utilizados 14 kg de N2 para enchê- lo? Mostre os cálculos.
c) Escreva a fórmula estrutural do monômero do poli- isopreno.
Note e adote:
Massa molar do N2 = 28 g/mol
Constante universal dos gases = 0,082 L atm K -1 mol -1
K = ºC + 273