Considerando a própria realidade sócio-cultural (sic) brasileira e tomando como base as informações contidas na coletânea abaixo, redija uma dissertação dizendo de que depende primordialmente a erradicação da violência entre nós.
1. O problema é que as soluções privadas e violentas (iniciativas particulares para enfrentar a violência) não apenas não são as mais eficazes como também podem ter resultados contrários aos esperados. (…) Violência não é remédio para a violência. Ao contrário, é o que a faz proliferar.
(Tereza Caldeira – Folha de S. Paulo)
2. Ora, não serão mais perigosos e prejudiciais, para o país, os grandes crimes – o assalto ao tesouro público ou à poupança privada? E esses crimes nada têm a ver com a miséria. Podem ter a ver, sim, com a impunidade. (…) O maior perigo, para cada um de nós, não está no trabalhador desempregado, que raras vezes se torna ladrão. O perigo está no engravatado que furta enormes somas.
(Renato Janine Ribeiro – Folha de S. Paulo)
3. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção, à maternidade e à infância, a assistência aos desempregados, na forma desta Constituição.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais:
( ………………………………………………………….)
VI – salário mínimo fixado em lei, capaz de atender a duas necessidades vitais básicas e às de sua família …
(Constituição do Brasil)
IMPORTANTE:
– Dê um título ao seu texto.