Substâncias que prometem massa muscular, energia e perda de peso levam menores de 25 anos a óbito.
Suplementos dietéticos (para ganho de massa muscular, energia extra e, principalmente, perda de peso) podem desencadear em graves problemas para adolescentes – levando até a morte. É o que aponta um novo estudo da Iniciativa de Treinamento Estratégico para a Prevenção de Transtornos Alimentares, da universidade de Harvard (EUA).
Os pesquisadores do estudo, publicado no Journal of Adolescent Health, ressaltam que leis para manter suplementos potencialmente nocivos fora do alcance de jovens são urgentemente necessárias.
Além das chances de óbito, os estudiosos verificaram que os suplementos dietéticos estão diretamente ligados a maiores chances de AVC, câncer de testículo e danos ao fígado.
Suplementos dietéticos que prometiam perda rápida de peso, massa muscular e maior energia apresentam um risco três vezes maior à saúde em comparação com suplementos de vitaminas. Suplementos comercializados para aumentar o apetite sexual também apresentaram altos riscos de incidentes médicos.
O estudo aponta ainda que muitos dos suplementos são adulterados, com substâncias ilegais, metais pesados, pesticidas e elementos químicos extremamente prejudiciais. Fazem sucesso entre os jovens justamente por esses estarem numa fase de autoconhecimento e aceitação, com uma preocupação excessiva e até mesmo irreal relacionada à autoimagem.
(Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/minha-
Vigorexia ou dismorfia muscular é um transtorno relacionado com a busca por uma aparência “perfeita”. É caracterizada pela preocupação excessiva em ter um corpo forte e com grande volume muscular, levando a pessoa afetada a passar muitas horas praticando atividades físicas e a evitar atividades sociais e profissionais caso não alcance o ideal desejado.
(Disponível em: https://www.ativosaude.com/saude/vigorexia/ Acesso em: 06/2019.)

A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
“Saúde ou obsessão?
Nada mais além da imagem”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as “escolas burguesas”), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo…
Texto I
Brasil tem mais de 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar, diz ONU
Um relatório publicado pela ONU nesta quarta-feira (12) mostra que a insegurança alimentar e a fome aumentaram no mundo. No Brasil, 1,5 milhão de pessoas passaram a fazer parte dessa realidade, que afeta mais de 70 milhões de brasileiros.
O Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar.
Segundo o relatório, são 10 milhões de pessoas desnutridas no país.
No mundo todo, são 735 milhões de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar.
A insegurança alimentar moderada é…
Texto I
Lei Seca surte efeito em jovens, mas ainda precisa melhorar, alerta especialista
Após 15 anos de sua implementação, a Lei Seca do Brasil (Lei nº 11.705/2008) parece surtir cada vez mais efeito na população mais jovem que dirige automóveis. Ao menos é o que indica uma pesquisa realizada neste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo o relatório, que traz diversas estatísticas relacionadas ao assunto, 19,8% dos motoristas flagrados ao volante sob efeito de álcool têm menos de 30 anos.
O que chama atenção é que esse porcentual é menor que o de motoristas mais velhos flagrados dirigindo sob efeito do álcool.
Em pessoas na faixa dos 30 aos 40 anos, o índice chega a 30…



